Qual é o país dos faraós?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Egito: perfil do país árabe onde reinaram os faraós.

África

Egito é um país do noroeste da África, capital Cairo, região de desertos, pirâmides, templos, vales e museus, a terra dos faraós, lugar de lendas e esculturas, ideal para admiradores de antiga civilizações e objetos da história da humanidade.

De acordo com diferentes teorias, o faraó foi executado pelo próprio rei dos hicsos ou assassinado por conspiradores enquanto dormia.

Amenhotep III

Amenhotep III: o faraó mais rico do Egito Antigo.

Tutancâmon

Tutancâmon é o mais famoso dos faraós. Assumiu o poder com apenas nove anos e, na verdade, se tornou mais famoso depois de morto do que em vida. Isso porque sua tumba foi encontrada apenas em 1922, mudando vários estudos de egiptólogos.

  • África
  • Ásia

Abaixo do faraó e de sua família vinham as camadas privilegiadas como sacerdotes, nobres e funcionários. Na base da pirâmide social egípcia estavam os não privilegiados que eram artesãos, camponeses, escravos e soldados. Os sacerdotes formavam, junto com os nobres, a corte real.

Como a transmissão de poder no Egito era hereditária, o faraó não era escolhido através de voto, mas sim por ter sido filho de outro faraó. Desta forma, muitas dinastias perduraram centenas de anos no poder. Na civilização egípcia, os faraós eram considerados deuses vivos.

Os primeiros Faraós
O poder era passado de pai para filho, mas as intrigas da corte poderiam interromper a linha de sucessão favorecendo parentes e até as famílias nobres. Como lideraram o Egito durante mais de 3000 anos é evidente que seu cotidiano variou.

Alguns acreditam que a pobreza do Egito seja determinada, primariamente, por sua geografia, pelo fato de grande parte de seu território ser desértico, com baixa intensidade de chuva e solos que inviabilizam uma agricultura de alta produtividade.

Ramsés II

Ramsés II era auto-intitulado como um dos maiores faraós do Egito, um homem que reinou por muito tempo, ergueu uma infinidade de monumentos em homenagem as suas vitórias e controlou o maior império já construído em toda a História do Egito.

Faraófa

Qual era a comida predileta dos faraós? Resposta: Faraófa.

O povo desenvolveu cemitérios formais, santuários, uma arquitetura cerimonial, domesticou gados e cabras, processou plantas silvestres e até mesmo desenvolveu círculos de calendários — que os arqueólogos dizem se parecer um pouco com um “mini Stonehenge”.

Mais especificamente, esse período se estendeu entre 3.100 a.C a 30 a.C. Entretanto, estima-se que os faraós tenham surgido a partir da unificação do Baixo e Alto Egito, realizada por Menés. Nesse sentido, os líderes egípcios viviam em um regime de sucessão hereditária, onde o pai passava o poder para o filho.