Qual é o país de origem do porco?

Perguntado por: lgoncalves4 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

China

O porco foi domesticado há aproximadamente sete mil anos na Ásia menor e no centro da China. Desses locais, ele acompanhou os primeiros agricultores que imigraram da Ásia menor para a Europa e da China para o interior da Ásia.

Embora a maioria dos porcos que habitam o mundo hoje seja mantida em fazendas, esses animais também são encontrados na natureza. Porcos selvagens normalmente vivem em pastagens, pântanos, florestas tropicais e temperadas, savanas e matagais.

China

Liderados pela China, os 10 maiores produtores mundiais devem produzir perto de 104 milhões de toneladas, equivalendo a pouco mais de 3% de incremento anual e sendo responsáveis por 93,8% do total.

1532

Os porcos foram trazidos ao Brasil por Martim Afonso de Sousa em 1532. No início, os porcos brasileiros eram provenientes de cruzamentos entre as raças portuguesas, e não havia preocupação alguma com a seleção de matrizes.

Com o início das primeiras civilizações, o desenvolvimento da pecuária passou a se intensificar. “Os bovinos passaram a ser domesticados e tudo isso foi em torno de 4,3 mil a 4,4 mil anos no Egito e naquela região da Mesopotâmia”, contou Picchi.

Normalmente medem 1,5m e pesam de 100kg a 500kg na idade adulta. Toda essa formosura podem viver de 12 a 15 anos e não conseguem olhar para cima justamente pela sua estrutura anatômica do pescoço curto. Então quando querem vislumbrar o céu, precisam fazer isso de lado.

Porco canastrão

Porco canastrão é uma raça de suídeo surgida no Brasil que já foi considerada a maior raça de porco do Brasil.

Um porco gigante virou atração em Presidente Getulio, interior de Santa Catarina. O animal tem mais de um metro de altura e dois de comprimento. E, por ser muito dócil, atrais crianças e adultos. Conheça o Chico na reportagem da rede Bela Aliança.

Paraná

Em 2021, o Paraná já produziu 20,5% da carne suína brasileira. O estado ocupa a segunda posição de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O líder é Santa Catarina, responsável por 28,5% da produção. E o terceiro maior produtor é o Rio Grande do Sul, com 17,5%.

Aquele que explora uma criação de porcos é dernominado suinicultor ou suinocultor, porque a criação de porcos é tecnicamente designada por suinicultura ou suinocultura, nomes que também são aplicados ao local onde estes animais são alimentados e guardados.

chiqueiro {masculino}
pigsty {subst.} sty {subst.} hog pen {subst.} pigpen {subst.}

Na verdade os porcos que você relata serem rosados são as "versões" mais domesticadas (Sus scrofa domesticus) pelos seres humanos e note que, tanto quanto são menos peludos, seu tom rosado expressa uma despigmentação provocada pelo intenso cruzamento seletivo — por isso o tom é similar ao de nossas gengivas e lábios ...

Entre as carnes animais, o frango é, sem dúvida, a preferida do mundo. É a carne mais consumida globalmente: a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que em 2021 foram consumidas 133 milhões de toneladas de carne branca no mundo.

A carne de porco é uma opção cada vez mais popular para a mesa dos mineiros. O estado é o maior consumidor do produto no Brasil.

A China seguiu como líder entre os compradores de carne suína do Brasil em março, mas adquiriu 41,8% menos que o volume importado um ano antes. O mercado chinês foi destino de 34,1 mil toneladas, do total de 91,4 mil que o país exportou.

Estes fósseis,conhecidos como Entelodontidae são considerados os antecedentes mais remotos do animal que conhecemos hoje. Os mais antigos registros arqueológicos do porco domestico (Sus scrofa domesticus) datam de 9.000 anos A. Ce foram encontrados na Grécia e na Turquia.

Vejam, porco vem do Latim porcus, “porco, suíno doméstico”, do Indo-Europeu porko. Imaginem só: nos tempos das cavernas uma criança muito sujinha ia ser chamada por esse nome tal como agora! Latim sus, do Indo-Europeu su-, de mesmo significado. Pode ser chamado de marrano ou marrão também.

O Município de Toledo (Paraná) contabilizou 1,2 milhão de suínos na data de referência, o que lhe manteve em primeiro lugar no ranking nacional da suinocultura, seguido por Rio Verde (Goiás), com 700,0 mil cabeças, e Uberlândia (Minas Gerais), com 624,5 mil animais. Acompanhe o que acontece na Suinocultura.