Qual é o país de origem do Brasil?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Não obstante, tradicionalmente, existe uma datação recorrente sobre a chegada dos portugueses com Pedro Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500, à região costeira de onde hoje é a Bahia. Seria esse então o “descobrimento do Brasil”. No entanto, cabe ressaltar que se trata da descoberta dos portugueses.

Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil, é um país localizado no continente americano, especificamente na América do Sul.

No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º declarou independência do Brasil às margens do rio Ipiranga. A historiadora Luciene Carris define o acontecimento como "um dos mais importantes da história do país".

O nosso Brasil! Quando pensamos em Brasil, temos orgulho desta terra imensa e linda!

O Brasil já teve oito nomes antes do atual: Pindorama (nome dado pelos indígenas); Ilha de Vera Cruz, em 1500; Terra Nova em 1501; Terra dos Papagaios, em 1501; Terra de Vera Cruz, em 1503; Terra de Santa Cruz, em 1503; Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505; Terra do Brasil, em 1505; e finalmente Brasil, desde 1527.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...

De qualquer forma, no dia 22 de abril de 1500 o Brasil foi oficialmente descoberto pela frota de Pedro Álvares Cabral, que inicialmente avistou um monte, que recebeu o nome de Pascoal, já que a chegada aconteceu próxima à Pascoa. A esquadra aportou onde hoje é localizado o município de Santa Cruz de Cabrália, na Bahia.

Conheça o homem com o nome mais longo do Brasil: Charlingtonglaevionbeecheknavare dos Anjos Mendonça, morador do Rio Grande Do Norte!

O Brasil é visto pelos estrangeiros como um país de diversidade, alegre, com reunião de pessoas, de festa, por causa do futebol e do Carnaval e onde as pessoas vivem bem.

São Paulo, segunda, 14 de abril de 1997. Ilha de Vera Cruz foi o primeiro nome dado ao Brasil. Isso porque a expedição de Pedro Álvares Cabral carregava lascas do que se supunha ser a verdadeira (vera) cruz em que Cristo fora crucificado.

Os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, compõem a República Federativa do Brasil. Por isto, os estados são chamados de Unidades da Federação. A sede do governo brasileiro fica em Brasília, no Distrito Federal. É lá que trabalha o Presidente da República.

O início da colonização no Brasil foi dado a partir da primeira expedição colonizadora, comandada por Martim Afonso de Souza. O primeiro povoado, a Vila de São Vicente, surgiu em 1532 no litoral do estado de São Paulo, que contava com engenho para produção de açúcar.

Pedro Álvares Cabral

Porém, uma versão alternativa da história diz que quem chegou primeiro às terras tupiniquins foi o navegador espanhol Vicente Yañez Pinzón. Segundo relatos, Pinzón desembarcou no litoral nordestino 3 meses antes de Pedro Álvares Cabral —que tem os créditos da descoberta.

Pernambuco

O primeiro estado do Brasil foi Pernambuco, região situada no Nordeste e que faz divisa atualmente com os estados do Ceará e da Paraíba. O estado foi fundado pela Coroa Portuguesa e se tornou uma das mais prósperas capitanias hereditárias.

O termo “pátria” tem origem na palavra latina “patria”, cujo significado era “terra natal”. Nessa acepção, o termo “pátria” não teria relação a uma unidade política como a de um país, mas, simplesmente, a um lugar de pertencimento original. A palavra latina “patria”, por sua vez, originou-se do termo “pater”, pai.

A Bíblia diz que somos forasteiros e peregrinos nesta terra, pois a nossa pátria está nos céus (1ª Pedro 2.11 e Filipenses 3.20). Mas a Bíblia também diz que Jesus voltará e que a Nova Jerusalém vai descer do céu para Deus morar com os homens.

SEMANA DA PÁTRIA 1 DE SETEMBRO ATÉ O DIA 7 DE SETEMBRO
Foi no dia sete de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, que o Imperador Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil formalizando a separação com Portugal.