Qual é o país de origem da pimenta?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

As pimentas do gênero Capsicum (em grego, Kapso significa picar ou arder) são procedentes do continente americano. Elas ganharam a culinária mundial depois de serem levadas para Europa, África e Ásia a bordo dos navios dos exploradores europeus.

Originária do México Central, as pimentas começaram a ser cultivadas por índios em 5 mil a.C. e, hoje, contam com mais de 30 espécies pelo mundo.

A origem da pimenta é a América do Sul, de onde se espalhou para o resto da América Central e do Sul.

Na Turquia, as pessoas consomem em média 86,5 gramas por dia — é a média mais alta do mundo, bem à frente do segundo colocado, o México (com 51,0 gramas), famoso pela gastronomia apimentada.

É um fruto originário do Sul do México e América Central, da família das solanáceas, como a batata, o tomate, o jiló, a berinjela e as pimentas. O pimentão é uma planta de verão, atualmente cultivada também no inverno em estufa.

A pimenta simboliza a energia, a proteção, a prosperidade, a sorte, a sensualidade e a sexualidade. O uso da pimenta remonta há séculos antes de Cristo; utilizada inicialmente na Ásia e na Europa, atualmente seu uso se disseminou pelo mundo.

Carolina Reaper

A Carolina Reaper atingiu 1,64 milhão na escala de Scoville, que mede o grau de ardência das pimentas. A pimenta malagueta, famosa no Brasil, pode alcançar até 175 mil unidades nessa escala de medida. Qual o maior recorde com essa pimenta?

Nenhum dos dois. A Pimenta é uma especiaria, um condimento culinário de sabor picante. A pimenta faz muito bem à saúde e seu consumo é precípuo para quem tem enxaqueca.

A palavra pimenta, que nomeia diversas plantas usadas como condimentos, tem origem no latim pigmenta, de “cor” ou “corante”.

Os tipos mais comuns de pimentas brasileiras são: malagueta, dedo-de-moça, biquinho, cumari, murupi, bode, cambuci e pimenta rosa.

A pimenta preta (Piper nigrum) é conhecida aqui como pimenta do reino. O grão, original da Ásia, era chamado de pimenta de Portugal durante o período colonial. Depois da colonização passou a se chamar pimenta do reino, porque vinha de Portugal e, logo, do reino.

As pimentas do gênero Capsicum é um dos principais condimentos utilizados no mundo. São de origem americana e possuem alta variabilidade nos tipos cultivados. O Brasil é um centro de diversidade de pimentas, seu cultivo ocorre em todas as regiões e fazem parte de pratos tradicionais.

A malagueta, como todas as outras espécies do gênero Capsicum, é nativa das regiões tropicais das Américas. A designação malagueta era já dada, antes da chegada dos europeus à América em 1492, a uma especiaria picante da África Ocidental - a pimenta-da-guiné (Aframomum melegueta).

Capsicum baccatum é o nome científico de uma pimenta conhecida como pimenta dedo-de-moça ou pimenta-aji, originária do Peru, da qual existem diversas variedades.

As pimentas Malagueta, Dedo-de-Moça e Cumari representam a grande maioria das pimentas consumidas no Brasil.

Vietnã

Palavras-chave: Pimenta; produção; comercialização. O Vietnã é maior produtor mundial de pimenta-do-rei- no, de acordo com dados da FAO (2020), este País respon- deu em 2018 por 36% da produção e por 37% do mercado global do produto.

Entre as pimentas comumente consumidas no Brasil e em Portugal, a pimenta malagueta (ou piri-piri) é a mais ardida/quente, com SHU entre 50.000 e 175.000 unidades. Na parte inferior da tabela está a pimenta biquinho, com um índice Scoville de apenas 1.000 SHUs.

A maturação, responsável por influenciar na sua cor e sabor. O pimentão verde tem essa cor por não estar totalmente maduro, pois, caso estivesse, ficaria com a cor amarela ou vermelha. Ou seja: tudo depende do tempo da colheita. Com cores vibrantes, o tempo de colheita pode influenciar na cor e sabor dos pimentões.