Qual é o país com mais judeus?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Israel

A maior comunidade judaica vive em Israel, com 6,1 milhões de pessoas, seguida pelos Estados Unidos, com 5,7 milhões. O terceiro país com mais judeus é a França, com 475 mil pessoas, e o quarto é o Canadá.

Em 1933, as maiores comunidades judaicas estavam concentradas no leste europeu, principalmente na Polônia, na União Soviética, na Hungria e na Romênia. A maioria deles vivia em áreas urbanas ou em aldeias-- chamadas de shtetls-- de maioria populacional judaica.

Alguns dos empresários mais ricos do país são judeus. Estão entre eles, Samuel Klein (Casas Bahia), José Safra (Banco Safra), Hans Stern (H.

No Brasil, a maior parte dos judeus está na região sul e sudeste, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na região norte, existem pequenas, porém historicamente importantes, comunidades em cidades como Belém do Pará.

São elas: a ortodoxa, a reformista e a conservadora. As duas primeiras, ortodoxos e reformistas, são as que mais se opõem uma à outra, sendo a terceira, conservadora, a tentativa de encontrar um meio-termo entre as outras duas.

França

A França abriga a maior população judaica da Europa, a terceira maior do mundo, depois de Israel e dos Estados Unidos.

A ascensão do imperador persa Ciro permitiu a volta dos judeus, mas por pouco tempo. No ano 70 d.C., os romanos conquistaram Jerusalém, destruíram o Templo e empurraram os judeus para uma nova e mais ampla dispersão pelo mundo, que atingiu a Ásia, a África e a Europa.

Gratidão e Generosidade – O judeu acredita que Deus providencia determinados padrões a diferentes pessoas, mas doam o excedente. Com as doações generosas que fazem, eles ajudam a construir grandes universidades e projetos.

Estado de Israel

Judeus migraram em massa para a região e criaram Estado de Israel. Israel é um estado judeu criado em 1948 na antiga região da Palestina, no Oriente Médio. A ocupação da área foi feita de forma gradual, a partir do primeiro encontro sionista (movimento internacional judeu), em 1897.

Libertação Os soldados soviéticos foram os primeiros a libertar prisioneiros dos campos de concentração nos estágios finais da guerra. Em 23 de julho de 1944, eles entraram no campo de Majdanek, na Polônia, e mais tarde invadiram vários outros centros de extermínio.

O verbo judiar é formado de “judeu” mais o sufixo “iar”. É, portanto, um verbo de carga depreciativa, pois seria “tratar como os judeus foram tratados”, ou seja, “maltratados como os judeus”. Embora muitos não associem judiar ao sofrimento dos judeus, o uso do verbo deve ser evitado.

Depois da guerra, a comunidade judaica começou lentamente a crescer, devido, principalmente, à imigração vinda das ex-repúblicas soviéticas e de expatriados de Israel. No início do século XXI, a população judaica na Alemanha era de cerca de 200 000, e representava a única comunidade judaica em crescimento na Europa.

Segundo os judeus um segredo para se conseguir muito dinheiro é ter a noção do que o dinheiro realmente é, encarando-o como um instrumento que seja dominado por nós para nos dar mais direito de escolha de onde queremos colocar nossa vontade, e para eles é isso que fará a pessoa rica.

Sarmento, Salvador, Silva, Soares e Souza; Teixeira, Teles e Torres; Vaz, Vargas e Viana.

Para uns, a riqueza é um meio de melhor servir a Deus; para os outros, ela só pode ser nociva à salvação. Para uns, o dinheiro pode ser um instrumento do bem; para os outros, os efeitos são desastrosos. Para uns, todos podem usufruir do dinheiro bem ganho; para os outros, ele não deve ser acumulado em nossas mãos.

JudaísmoPopulaçãoRiqueza
Geral14 milhõesUS$ 2,07 trilhões
% do total mundial0,19%1,1%

A bordo do navio Valk, cerca de 600 judeus deixaram Recife, em Pernambuco, expulsos pelos portugueses. Era o fim da ocupação holandesa no Brasil e também da liberdade de praticar sua religião. Eles queriam voltar à terra natal — a Holanda, onde o culto do judaísmo era permitido devido ao calvinismo.

De acordo com a Bíblia, a diáspora é fruto da idolatria e rebeldia do povo de Israel e Judá para Deus, o que fez com que este os tirasse da terra que lhes prometera e os espalhasse pelo mundo até que o povo de Israel retornasse à obediência a Deus, onde seriam restaurados como uma nação soberana e senhora do mundo.