Qual é o país com maior índice de prostituição?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Por exemplo, viajantes experientes destacam 5 destinos que irão satisfazer até mesmo o mulherengo endurecido.

  • O 5º lugar é Cuba. A história da prostituição em Cuba é longa. ...
  • 4º lugar - Quênia. ...
  • 3º lugar - México. ...
  • 2º lugar - Ucrânia. ...
  • 1º lugar - República Tcheca.

É na cidade de Campinas, onde a seleção portuguesa estagiou durante o mundial, que existe o maior bairro de prostituição da América Latina. Conhecido como o jardim do Itatinga, o local tem duas dezenas de ruas, onde o negócio do sexo está por todo o lado.

Minas é o Estado com o maior número de locais de risco: 290 (16% do total). Em seguida, aparece o Rio Grande do Sul, com 217 pontos. Na outra ponta da lista, Sergipe tem apenas dois pontos de exploração.

Os números mostram que, a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são exploradas sexualmente no Brasil. Contudo, esse índice pode ser ainda maior, haja visto que apenas 7 em cada 100 casos são denunciados. A análise ainda mostra que 75% das vítimas são meninas e, em sua maioria, negras.

No Brasil, a prostituição não é crime, mas quando é feita alguma prisão, quase sempre é pelos delitos de Ato Obsceno (art. 233 do Código Penal), ou Importunação Ofensiva ao Pudor (art. 61 da Lei de Contravenções Penais).

Amsterdã

"Amsterdã já é conhecida como a capital da prostituição", diz Karin Werkman, que trabalha com vítimas de tráfico de pessoas.

Jardim Itatinga é o único bairro no Brasil exclusivamente voltado à prostituição. Criado em 1966 pelo governo militar em Campinas (São Paulo), a localidade é considerada um das maiores áreas de prostituição da América Latina e foi tese de doutorado da arquiteta, urbanista e professora Diana Helene.

A prostituição na China é comum, mas era punida com rigor pelo governo, com centros de detenção em que prostitutas e clientes ficavam por até dois anos. Estes centros foram fechados em 2019, mas a prática ainda é ilegal, sob pena de multa e detenção de até 15 dias.

Ao contrário do que muita gente imagina e costuma dizer, a prostituição não é a profissão mais antiga do mundo. É o que indica um novo estudo, realizado por um pesquisador do Departamento de Biologia Evolutiva Humana da Universidade de Harvard. Segundo ele, o xamanismo é a profissão mais antiga de que se tem notícia.

Em Deuteronômio 23:17-18, por exemplo, a prostituta é chamada de “abominação ao Senhor”. E está escrito que “não haverá prostitutas entre as filhas de Israel”.

Receber dinheiro em troca de sexo é proibido no Japão. A ilegalidade é tipificada em lei há quase 70 anos. Mas outros tipos de serviço são oferecidos em centros comerciais convencionais, à luz do dia, ao lado de fast foods e lojas de departamento.

Em Portugal, a prostituição não é considerada um crime, mas também não é uma atividade ou profissão regulamentada. Além das leis criminais, não há leis laborais ou tributárias, ou quaisquer outras leis, relativas à prostituição.

Estes indivíduos são normalmente conhecidos por “cafetões” ou “cafetinas” (quando são mulheres). Este crime está previsto no artigo 230 do Código Penal Brasileiro, sendo a pena de um a quatro anos de reclusão, mais o pagamento de multa.

A prostituição é legal na Suíça desde 1942.
Está autorizada em casas particulares e nalgumas ruas identificadas das cidades. Isto significa que, no país dos Alpes, os trabalhadores do sexo fazem descontos, têm direito a seguro de saúde e aposentação.

A prostituição, no Brasil, vem sendo exercida por algumas crianças e adolescentes. Estudos apresentam como seus fatores constitutivos as questões estruturais (condição sócio-econômica desfavorável) e as simbólicas (relações de poder entre gênero e dinâmica familiar).

A Região Norte é constituída por sete estados e é a maior região do Brasil em extensão territorial do Brasil.

Na Itália, a prostituição não é ilegal, mas tampouco é regulamentada como ocupação oficial, o que torna 70 mil trabalhadores desta categoria em grande parte impossibilitados de receber uma ajuda econômica. Muitos foram obrigados a se arriscar e voltaram a trabalhar para evitar a pobreza.

A prostituição no Brasil é uma ocupação profissional reconhecida pelo Ministério do Trabalho desde 2002, que não possui restrições legais enquanto praticada por adultos.