Qual e o país com grande concentração de água doce?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Brasil

1. Brasil. Sim! Nosso país lidera o ranking dos países mais ricos em água doce do mundo e isso é motivo de orgulho.

No planeta, de toda a água existente cerca de 97% é água salgada. A água doce representa 2,5%-2,75% de toda a água da Terra, estando em rios, lagos, aquíferos e vapor. O Lago Baikal, na Sibéria é o lago com o maior volume de água doce do planeta.

Kuwait

Rodeado pelo deserto, o Kuwait é considerado o país mais seco do mundo e o único onde não existe água doce.

Brasil, Colômbia e Peru lideram lista de países com mais água no mundo.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a bacia Amazônica, sozinha, escoa um quinto do volume de água doce do mundo, o que representa mais de 60% de toda a disponibilidade hídrica do País. O Norte do Brasil conta com outras importantes fontes hídricas superficiais como Tapajós, Negro, Solimões, Madeira e Juruá.

Brasil apresenta maior reserva de água doce do mundo

  • Rio Amazonas. Localizado na região amazônica, conhecida mundialmente por sua quantidade de água doce que oferece para os brasileiros, ele apresenta a capacidade de abastecer 74% de toda demanda do país. ...
  • Rio Tocantins. ...
  • Rio Paraná ...
  • Rio Tietê

Aquífero Guarani

O Aquífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores sistemas aquïferos do mundo, ocupando uma área total de 1,2 milhões de km² na Bacia do Paraná e parte da Bacia do Chaco-Paraná.

O Brasil possui 12% das reservas de água doce do planeta, constituindo 53% dos recursos hídricos da América do Sul. Existem 83 rios fronteiriços e transfronteiriços, assim como bacias hidrográficas e aquíferos. As bacias hidrográficas transfronteiriças ocupam 60% do território brasileiro.

É a água encontrada em rios, lagos e ribeiras. Para ser consumida, em geral, precisa passar por um processo de tratamento. Esse é o tipo de água apropriado para o consumo humano, a agricultura, a pecuária, a indústria. Só cerca de 2% da água encontrada em nosso planeta é doce.

As Américas, juntas, reúnem 41% de todos os recursos hídricos disponíveis, seguidas pela Ásia – maior e mais habitado continente – com 30%, pela África com 10%, depois a Europa com 7%, a Oceania com 5% e a Antártida com 5%.

O município de Santos lidera, pelo terceiro ano consecutivo, o ranking de saneamento do Instituto Trata Brasil. Das 20 melhores cidades na lista, 8 são paulistas, sendo 5 delas atendidas pela Sabesp: Santos (1º), São Paulo (4º), Franca (5º), Suzano (14º) e Taubaté (17º).

Blue Lake, Nova Zelândia
O Blue Lake, no Parque Nacional Lagos Nelson na Nova Zelândia, é dono do título de água-doce natural mais cristalina do mundo. A região é considerada sagrada pelo povo indígena local, conhecido como Maori, e seu nome no idioma deles significa “o lago das terras pacíficas”.

São Paulo (SP) São José dos Pinhais (PR) Franca (SP) Cascavel (PR)

A região Nordeste, por sua vez, é a que possui menos água, lembrando que esse recurso encontra-se mal distribuído também dentro da região, concentrando-se mais nas áreas litorâneas da Zona da Mata e também no Meio Norte.

O recurso natural está distribuído de forma bastante desigual pelo território nacional e, sem investimentos em infraestrutura para garantir o abastecimento, 74 milhões de brasileiros podem sofrer com a falta d'água até 2035.

Ao contrário do que parece, a água é um recurso natural esgotável. Estudos sobre o sistema hídrico mundial são unânimes em indicar que, se a média de consumo global não diminuir no curto prazo, teremos problemas de escassez. O Brasil, que tem uma parcela significativa de água doce, também está ameaçado.

Luxemburgo

1º lugar: Luxemburgo
Sim, Luxemburgo é considerado o país mais rico do mundo. Para quem não sabe, ele fica na Europa Ocidental e faz fronteira com a Alemanha e França. A economia do país é bastante desenvolvida. Para se ter uma ideia, o PIB é de US$73 bilhões e o per capita de US$115 mil.

Kuwait

No Kuwait, país com a menor disponibilidade de água do mundo, a luta por esse recurso é sempre uma prioridade do Estado, que precisa importar uma grande quantidade– ao passo em que o país é um dos maiores exportadores de petróleo – e também recorrer a técnicas de dessalinização da água do mar.