Qual é o padroeiro de São Luís?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Por isso, Nossa Senhora da Vitória é considerada a padroeira de São Luís do Maranhão, devido à fé dos portugueses, que creditaram à santa, a vitória no combate.

Em 1726, Luiz Gonzaga foi canonizado pelo Papa Bento XIII, que o proclamou padroeiro dos jovens.

Nossa Senhora da Vitória

No século XX Nossa Senhora da Vitória foi eleita padroeira do estado do Piauí. É a padroeira da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo e a Catedral a tem por padroeira.

dia 8 de setembro

Neste dia 8 de setembro, São Luís completa 410 anos de fundação.

dia 8 de setembro

Neste dia 8 de setembro, São Luís completa 411 anos de fundação e nesta longa trajetória, a cidade se destaca por suas belezas naturais, culturais e por sua rica história.

Trata-se de São Benedito, padroeiro dos cozinheiros, cuja festa litúrgica é celebrada em 5 de outubro.

São Pedro de Alcântara

São Pedro de Alcântara, cuja festa se celebrava antigamente no dia 12 de outubro, foi um importante e santo Frade Franciscano que fez a reforma da Ordem no século XVI, nascendo a Ordem dos Frades M. Capuchinhos.

dia 28 de julho

No dia 28 de julho, o Estado do Maranhão celebra um momento de grande significado histórico: a Adesão à Independência do Brasil. Essa data comemorativa é uma oportunidade para relembrar os eventos que moldaram a trajetória do estado e reforçar sua identidade como parte integrante da história brasileira.

A Fundação oficial data de 1612, quando os franceses passaram a ocupar a região, e ao instalarem o Forte de São Luís, homenagem ao Rei-menino Luís XIII, vindo daí a denominação da cidade.

Seu nome é uma homenagem ao então rei da França, Luís XIII. Apesar do domínio francês, três anos depois São Luís passou para o domínio português, dando fim à iniciativa de criação da nova colônia do país.

A cidade era uma aldeia tupinambá que foi conquistada pelos franceses,comandados por Daniel de La Touche, em 1612. Eles construíram um forte na cidade e o nomearam São Luís, em homenagem a Luís XIII da França.

Os católicos celebram o dia 16 de agosto como o dia de Nossa Senhora do Amparo, ela é a santa padroeira de Teresina e também é celebrada no mesmo dia do aniversário da cidade.

Nossa Senhora da Divina Graça

A instalação da Diocese de Parnaíba se deu no dia 8 de setembro de 1945 e sua padroeira é Nossa Senhora da Divina Graça.

Antes da pandemia de Covid-19, a festa chegava a atrair mais de 300 mil fiéis durante os 15 dias de celebração. PADROEIRA – A devoção à Nossa Senhora do Rocio teve início no século XVII, após a elevação de Paranaguá à Vila, em 1648.

Apesar de existirem muitos apelidos que falem da cidade, os seus moradores a chamam simplesmente por Ilha do Amor. Com muitos pontos turísticos, rica cultura popular e passeios naturais, a capital maranhense acabou ficando conhecida pelos seus belos e românticos cenários.

Ludovicense é o natural de São Luís. É o mesmo, portanto, que são-luisense. De Ludovico (do germânico "Hlodoviko": "hold", ilustre, afamado + "wig", batalha ou santuário, que originou em francês o antropónimo Louis, Luís em português) + -ense deu ludovicense.

Foi canonizado pelo Papa Bento XIII em 1726, sendo proclamado “Patrono da Juventude”. Depois, foi nomeado protetor dos estudantes. São João Paulo II o nomeou, em 1991, padroeiro dos pacientes de AIDS. Suas relíquias estão na Igreja Santo Inácio, em Roma, e é venerado no dia de sua morte.

Nos seus 411 anos, celebrados nesta sexta-feira (8), a capital maranhense apresenta uma beleza única, mas, desde sua fundação, empreendida por franceses – sem caso paralelo no Brasil – demonstra seu caráter inovador. É a terra dos poemas; da vanguarda intelectual.