Qual é o padrão de comportamento da geração Z?

Perguntado por: nparaiso9 . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Os jovens da geração Z são realistas, práticos e buscam satisfazer sua necessidades financeiras e seu enriquecimento pessoal. Sem esquecerem dos campos emocionais e sensoriais. São adeptos do pensamento lógico, autodidatas e responsáveis.

Características da Geração Z
Habilidade de realizar várias atividades simultaneamente. Senso de urgência em relação às próprias expectativas. Flexibilidade e adaptabilidade à mudança. Pragmatismo em relação às necessidades profissionais e pessoais.

Resposta: a) A geração Z retratada no texto acima, ressalta características peculiares desta geração, na qual há o desapego de fronteiras geográficas e tecnológicas. Trata-se de uma geração sempre empenhada em adaptar-se aos novos tempos e as adversidades.

A Geração Z (ou GenZ) são os nascidos entre 1996 e 2010 e atualmente têm de 11 a 25 anos. Essas pessoas já nasceram em uma sociedade totalmente conectada, e por isso são conhecidos como nativos digitais. Eles não veem divisão entre o on e o offline, pois estão conectados o tempo todo.

Sempre ambiciosa, ágil e cercada de tecnologia, a Gen Z busca no mercado oportunidades para desenvolver sua carreira em harmonia com seus interesses pessoais e perspectivas para o futuro próximo. Publicado em 21 de janeiro de 2023 às, 13h10.

As pessoas da Geração Z são conhecidas por serem nativas digitais, muito familiarizadas com a internet, compartilhamento de arquivos, telefonia móvel, não apenas acessando a rede de suas casas, mas também pelo celular, estando assim extremamente conectadas.

Pandemia, solidão, ansiedade social, frustração profissional, preocupações globais, uso excessivo das redes sociais … os problemas que pesam sob os ombros da geração Z estão aí, listados, e podem ser facilmente reconhecidos por todos.

A Geração Y quer fazer parte de algo maior e, por isso, tende a priorizar as necessidades do seu grupo para construir um sentimento de pertencimento. Por fim, vale dizer que os Millennials buscam informações rápidas, gostam de relacionamentos virtuais e de compartilhar todos os momentos de suas vidas na internet.

Com idades entre 8 e 23 anos, a geração Z ou pós-millenial assumirá o protagonismo dentro de algumas décadas.

Por conta do imediatismo presente na Internet, a ansiedade é uma característica marcante da geração Y no mercado de trabalho. Essa necessidade de respostas rápidas e de planos a curto prazo, faz com que algumas barreiras sejam criadas. Se sentem que estão estagnados, já desejam começar a crescer em outro lugar.

Geração X: nascidos entre 1965 e 1980. Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996. Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010. Geração Alfa: nascidos a partir de 2010.

Aprenda a lidar com a geração Z

  1. Desligue o telefone. Se você quer se comunicar com este grupo nascido entre 1995 e 2010, desligue este aparelho arcaico que tem dez vezes a idade deles. ...
  2. Deixe-os sozinhos. A geração Z é incrivelmente autodidata. ...
  3. Fale mais rápido. ...
  4. Esqueça o Facebook. ...
  5. Ouça: eles lhe dirão tudo.

Desejos dos Centennials: insights de conteúdos para se conectar com a Geração Z

  • A inclusão e a diversidade são seus diferenciais. Se há algo que caracteriza esta geração, é a busca constante de inclusão. ...
  • Planejamento e crescimento para o futuro. ...
  • Amor próprio e porto seguro. ...
  • A moda sustentável fará parte da sua identidade.

Resumindo, a geração Z valoriza o consumo sustentável e sua identidade. Isso faz com que eles sejam consumidores mais exigentes. Eles não querem apenas um produto, mas uma experiência e querem sentir que o valor pago é justo e valeu a pena.

Tudo que é considerado embaraçoso, cafona, ultrapassado – um “mico ou vergonha alheia”- passou a ser cringe para a geração Z (os nascidos a partir do fim da década de 1990).