Qual é o padrão de beleza do século 21?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Corpo magro, mas saudável, seios e bumbum grandes, mas barriga chapada. Este é o padrão regente.

O padrão de beleza no Brasil
Em média, as medidas das brasileiras são 97,1 cm de busto, 85,4 cm de cintura e 102,1 cm de quadril.

O corpo ideal é considerado o “corpo perfeito”, ou seja, tido como o padrão estético idealizado pela sociedade dominante, que dita o que é bonito e feio, assim como o que está na moda, tanto para os homens como para as mulheres.

Dentre os padrões disseminados está o corpo jovem, magro e belo, de modo que sobre os jovens as expectativas sociais de beleza são ainda maiores. Neste contexto, a pesquisa visou compreender como o jovem está se relacionando com o seu corpo.

“O padrão estético de beleza atual, perseguido pelas mulheres, é representado imageticamente pelas modelos esquálidas das passarelas e páginas de revistas segmentadas, por vezes longe de representar saúde, mas que sugerem satisfação e realização pessoal e, principalmente, aludem à eterna juventude” (BOHM, 2004, p. 19).

Estados Unidos
Assim como no Brasil, os EUA não têm um padrão de beleza fácil de definir. As mulheres com seios grandes são valorizadas, assim como as loiras de olhos azuis. Os homens atendem às expectativas de corpos malhados, mas aderiram à moda dos barbudos “lumbersexuais”.

Corpo magro e slim
Diferente do que podemos ver no Brasil e Estados Unidos, o corpo cheio de curvas e proeminente não é desejado no Japão. O biotipo mignon e magro ainda é o padrão e se encaixa na estética bonitinho e pequenino.

Bioestimuladores de colágeno corporal
Podem ser aplicados no rosto, mas temos uma tendência forte para 2023 para a aplicação no corpo, em regiões como glúteos, interno de coxas, barriga, região do “tchau” nos braços e pescoço. As substâncias mais utilizadas para este fim são: Hidroxiapatita de Cálcio – Radiesse.

Mulheres com pouca maquiagem, altas, de corpos magros e peles pálidas. Para os homens, preferência pelos tatuados, barbudos e metrossexuais. O que se busca na França, entre as mulheres, são corpos magros, visual casual, pouca maquiagem e cabelo levemente bagunçado.

Cada vez mais o corpo é visto como algo que se revela aberto a mudanças, como um processo vivo, em constante transformação. Um corpo individual, diferenciado, mas permeado pelo meio, por suas experiências em ação com o mundo, em permanente relação.

Na preferência masculina, o bumbum ganha disparado
A pergunta estava relacionada às partes do corpo que as mulheres mais se preocupavam, como seios, abdômen ou bumbum. Em primeiro lugar, disparado, apareceu o bumbum. E, sim, eles também prestam mais atenção a essa região do corpo feminino.

É possível viver fora dos padrões de beleza
Existem 7 bilhões de corpos no mundo fora dos padrões de beleza. Até a mais magérrima das modelos nas passarelas terá 'imperfeições' em seu corpo, na visão do padrão de beleza.

Ou seja, o corpo perfeito é aquele que apresenta uma harmonia entre todas as suas partes. Para chegar a este resultado, basta dividir o peso ideal (em quilos) pela altura (em centímetros). O coeficiente encontrado será a base das medidas mais proporcionais para o corpo desta pessoa.

A imposição de um padrão de beleza pode trazer inúmeras consequências, desde problemas de autoestima até o desenvolvimento de distúrbios relacionados à autoimagem. O desenvolvimento de transtornos alimentares também é uma consequência comum e perigosa da imposição do padrão de beleza.

Voltando a valorizar o corpo feminino, o modelo de beleza do Renascimento supunha mulheres mais cheinhas, de ancas largas e seios generosos - o que se manteria até o final do século XVIII.

Os padrões de beleza sofreram grandes mudanças ao longo da história. Em cada época é possível identificar a valorização por um ou outro tipo físico, dos corpos roliços aos mais secos, das barriguinhas pronunciadas aos abdomens sequinhos, dos seios minúsculos aos bustos fartos.

O que são padrões de beleza? O conceito de padrões de beleza está relacionado ao conjunto de características físicas que são tidas como ideais e tornam-se modelos a serem seguidas pelas pessoas. Esses modelos variam de acordo com o período histórico, cultura e idade das pessoas.

O problema surge quando a sociedade impõe uma cobrança sobre o que vem a ser um padrão de beleza e um corpo bonito, a chamada Ditadura da Beleza. Atualmente, o tal “padrão de beleza” vem sendo ditado pela indústria da moda e dos cosméticos a fim de atender as necessidades do mundo do glamour.

Significado de padrãozinho: Pessoa que se enquadra nos "padrões" estabelecidos pela sociedade.

A argentina é magra por diversos motivos, um deles é a bendita genética outro e a bendita preocupação em estar seca. O esteriótipo de beleza aqui é ser magra, é assim ponto. Esquece estar cuidada com cabelo hidratado, unhas feitas, pele bronzeada, pernas torneadas. É ser magra.

Padrão de beleza coreano: altura e peso
O ideal para eles é que sejam todos magros e altos. Os homens com abdômen definido e, as mulheres, com pernas finas. Isso é visto como um corpo bonito, enquanto estar acima do peso ou um pouco mais “cheinho” é visto como sinal de relaxo e falta de cuidado.