Qual é o ovo mais saudável?

Perguntado por: hsilveira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Fonte de diversos nutrientes, mas com boa quantidade de colesterol, a forma de preparo dos ovos é quem mais influencia em nossa saúde. O ideal é que ele seja feito sem uso de gordura, como no preparo do ovo cozido com a casca ou pochê, quando é cozido na água sem a casca.

Você deve achar que existe diferença, mas o ovo branco e o ovo vermelho são nutricionalmente iguais, ou seja, o seu teor de substâncias é o mesmo. E porque possuem cores diferentes? É simples, a diferença está na linhagem das galinhas, pois é a raça da galinha que influencia na cor da casca do ovo.

Segundo os defensores dessa recomendação, para a reconstrução muscular, o ideal é comer apenas a clara, parte do alimento rica em proteínas e baixa em gordura. A gema, por sua vez, teria apenas gordura e, portanto, não traria benefício nenhum. Pelo contrário.

Posso comer ovo todos os dias? Sim, você pode comer ovo todos os dias. Ele é considerado um dos melhores alimentos do mundo, devido ao seu alto valor nutricional. O ovo é composto por proteínas bem aproveitadas pelo organismo, vitaminas, minerais e gorduras, incluindo o colesterol.

Ovos caipiras são tidos como de melhor qualidade porque são gerados por galinhas mais bem cuidadas, que vivem com mais liberdade. Os ovos de granja, que são os mais comuns, são gerados por galinhas condicionadas à produtividade. Elas ficam confinadas por muito tempo e vivem em condições adversas.

Muitas pessoas compram ovos vermelhos caipiras achando que vão consumir mais nutrientes do que se estivessem comprando ovos de granja. O teste, contudo, não encontrou diferença significativa entre eles. Em alguns casos, a quantidade de nutrientes foi menor nos ovos caipiras.

Considerado o segundo melhor alimento do mundo, ovos são ricos em praticamente todos os nutrientes que a vida precisa: aminoácidos, vitaminas (A, D, E, K, B1, B2, B3, B5, B6, B12), Carotenóides e Sais Minerais; além disso possuem efeito anti-inflamatório e é rico em PQQ (Pirrolo Quinonina Quinona), vitamina presente ...

Dois grupos foram comparados, e foi concluído que o grupo que usou os ovos também conseguiu obter reduções mais significativas no tamanho da cintura e na quantidade total de gordura corporal, quando comparado ao grupo que consumiu pão. Ingerir ovos diariamente é extremamente saudável!

Eles são classificados em médio, grande e jumbo e apresentam características do tipo A, quando o ovo tem casca íntegra e tamanho adequado; do tipo B, o intermediário, quando apresentam algum defeito na casca; e o tipo C, que possui algum tipo de deformação, normalmente com casca mais rugosa.

Uma boa dica é colocá-lo em um copo de água. Se afundar, significa que está fresco; do contrário, se flutuar, significa que está em más condições. Se ao quebrar o ovo a sua clara se dispersar, será indicativo de que ele perdeu o seu frescor.

Por que existem ovos brancos e ovos vermelhos? A cor do ovo se dá pelo tipo e coloração da galinha. Galinhas com penas brancas dão ovos brancos ou com a tonalidade azulada e esverdeada. Já galinhas de penas em tom bege, marrom e vermelho dão ovos mais escuros, comumente chamados de “ovos vermelhos”.

O novo ovo caipira da Mantiqueira possui uma tonalidade de azul claro e vem de uma linhagem especial de galinha chamada Azur, que foi desenvolvida na França por algumas empresas de genética de aves.

Quando o ovo que você abre tem um pouco de sangue é porque um dos vasos sanguíneos presentes na superfície da gema quando ela está se formando no oviduto na galinha se rompe. Isso é algo natural e às vezes tão pequeno que passa despercebido pelos controles de qualidade das empresas produtoras.

Quando falamos em gases, lembramos daquele cheiro forte e característico de enxofre associado ao consumo de ovo. De fato, a proteína presente na clara do ovo possui enxofre em sua composição.

Em geral, pessoas com boas condições de saúde e nenhuma contraindicação médica não encontram restrições ao consumo da gema do ovo. Portanto, não há um limite definido, mas incluir 2 gemas (preferencialmente consumida como ovo inteiro) pode ser o ideal para aproveitar os benefícios do alimento sem causar prejuízos.

“Por isso, a ingestão de clara é mais liberada. É possível, por exemplo, ingerir de cinco a dez claras ao dia, ou fazer uma refeição só com clara de ovos”, informou o especialista, que recomenda o acompanhamento de nutricionistas.

Ainda segundo a Mayo Clinic, um ovo grande contém cerca de 186 mg de colesterol - e cada um destes 186 mg encontram-se na gema. A clara de ovo não contém colesterol. Por isso, se comer um ovo (com gema e clara), é importante limitar outras fontes de colesterol provenientes da alimentação durante o resto do dia.

Consumir ovos cozidos pela manhã ajuda a começar o dia com uma boa quantidade de nutrientes que estimulam o anabolismo. Eles são ricos em proteínas, o que ajuda no ganho de massa muscular, além de também prevenir o catabolismo.