Qual é o osso da clavícula?

Perguntado por: amoreiras . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

A clavícula é um osso em formato de “S”, que fica localizado na parte superior do tórax e é responsável por fazer a ligação entre o tronco, ficando conectada a um osso chamado esterno, e os braços, conectando-se também ao ombro.

Uma fratura da clavícula demora de 12 a 16 semanas para consolidar ou colar. Aproximadamente após 2 meses, os pacientes estão com o movimento do ombro próximo da normalidade e com 3 a 4 meses são iniciados os exercícios para ganho de força muscular.

O incômodo nesse osso longo e fino pode ser causado por uma série de fatores, que estão ou não relacionados a traumas. Além do osso em si – que pode sofrer fratura, infecção e luxação, a dor na clavícula pode ser resultado de lesões em ligamentos e cartilagens.

A clavícula articula-se com dois ossos: escápula e esterno.

A clavícula é um osso relativamente fino, com formato curvo , responsável pela sustentação do peso do braço . A largura e a altura dos ombros são mantidas pela clavícula. Quando uma pessoa sofre uma queda sobre o ombro , toda a energia do impacto é transferida para a clavícula , causando a fratura do osso.

Essas fraturas podem causar dor, inchaço e, às vezes, uma protuberância ou nódulo quando o osso é quebrado. Os médicos geralmente identificam as fraturas da clavícula com base no exame físico, mas tiram radiografias para determinar o local exato da fratura e a extensão da lesão.

Normalmente, o tratamento para a clavícula quebrada é feito com a imobilização do braço com uma tipoia imobilizadora, objetivando permitir que a clavícula se mantenha no local correto, acelerando a cicatrização do osso. Essa imobilização deverá ser mantida, no caso de pacientes adultos, por cerca de 4 a 5 semanas.

A clavícula é um osso do ombro popularmente conhecido como 'osso da saboneteira'. Ele liga o esterno (osso localizado no centro do peito, entre as costelas) à escápula, o osso da 'asa', também chamado de omoplata.

Olá, na grande maioria das vezes, não há nenhum problema atividades leves como caminhada durante o período de consolidação de uma fratura de clavícula.

Quebrei a clavicula esquerda a quase dois meses já posso trabalhar? Você precisa realizar exames de imagens para verificar se já consolidou. Se sim, já pode retornar às atividades laborais.

Dormir em DDH (decúbito dorsal horizontal - "peito pra cima") é o melhor jeito, com fratura de clavícula. Deve-se evitar dormir de lado, sobre a clavícula "quebrada". Nos primeiros dias ainda há muito movimento no local da fratura, o que causa desconforto mas vai melhorando.

Os sintomas da osteoartrite na clavícula são:

  1. dor na área que piora muito gradualmente;
  2. rigidez na articulação acromioclavicular;
  3. dor na articulação acromioclavicular;

Quais são os sintomas de luxação acromioclavicular? Após o trauma na região do ombro, o paciente pode sentir dor e inchaço na região da articulação acromioclavicular, ou seja, na região lateral da clavícula. Também pode ser percebida uma dificuldade de movimentação, por exemplo quando o paciente tenta elevar o ombro.

A clavícula é um osso longo, pelo que se apresenta formada por tecido ósseo compacto, disposto conce...

A clavícula articula-se medialmente com o manúbrio do esterno e lateralmente com o acrômio da escápula.

Um especialista em ortopedia, que é quem trata dos distúrbios da clavícula.

Nomes dos ossos do ouvido
É no ouvido que está localizado o menor osso do corpo humano. São seis ossos, sendo bigorna (2), martelo (2) e estribo (2). E é esse último o menor osso do corpo, medindo apenas 0,25 centímetros.