Qual é o Orixá mais temido?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Obaluaê

Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder.

No Brasil, Irocô é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação Queto. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos. Raramente se vê Irocô manifestado. Para alguns, possui fortes ligações com os orixás chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiê e Oxumarê.

Oxalá

Considerado como o Orixá da Paz, da paciência, tudo que se refere à Oxalá é ligado a calma e a tranquilidade.

Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.

Xangô

Em termos sexuais, Xangô é um tipo completamente mulherengo. Seus filhos, portanto, costumam trazer essa marca, sejam homens, sejam mulheres (que estão entre as mais ardentes do mundo).

Oxalá é o Pai Maior, o mais respeitado de todos os Orixás. Representa, no sincretismo religioso, a figura de Jesus Cristo, ou o filho perfeito do Criador.

Características do Orixá: Obá é vigilante e ciumenta. Na Nigéria, Obá é homenageada e recebe suas oferendas às margens de um rio que tem o seu nome.

As Religiões de Matrizes Africanas possuem três orixás que estão relacionados com a morte: Nanã, a orixá progenitora da vida e da morte, a mãe do morto, considerada como a própria morte, Oyá que deu a luz a um egum, criou o rito do axexê e é a orixá que leva o balaio do morto e Omolú, que representa a terra que come os ...

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.

É considerada o orixá mais antigo do mundo. Quando Orumilá chegou aqui para frutificar a terra, ela aqui já estava. Nanã desconhece o ferro por se tratar de um orixá da pré-história, anterior à idade do ferro. O termo nanan significa "raiz", aquela que se encontra no centro da terra.

Exu, além destas características citadas acima é o orixá da sensualidade, da sedução e da sexualidade.

Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais. O primeiro é conhecido como o “orixá da frente” e o segundo como o “orixá de trás”, “segundo santo” ou “jutó”.

Conhecendo os Orixás da Umbanda: Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxum, Iemanjá, Iansã.

Ogum

Neste mês Ogum, Orixá Guerreira reina e protege seus filhos conta as forças do mal. Segue abaixo duas orações para quebras as demandas, a inveja e abrir caminhos. OGUM Rogai por Nós.

3 - É muito usado para os orixás "quentes", sanguineos, como Exu, Ogum e os Odés. Para alguns orixás, o dendê estimula, aquece, energiza. Para outros, que já são muito quentes, o dendê pode até apaziguar.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Obá, apesar de ser um orixá feminino, é muito forte e usa escudo e espada. Quando lutando, porém, sempre procura ocultar a cicatriz de sua orelha direita decepada por vergonha de sua deformidade. Na África, o rio Níger também se chama Obá.

Ossaim foi surpreendido com um raio que mutilou sua perna e lhe cegou um olho. Orunmilá seguiu para o local de onde se via o fogo na mata e ouviu os gemidos do aleijado. Ao tentar ajudar a vítima, deparou-se com Ossaim, descobrindo assim quem era o misterioso inimigo. Fonte: PRANDI.