Qual é o orixá de Ivete Sangalo?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Porque sou de Yansã e Xangô, porque o Candomblé me traz de volta a um mundo de verdade, de gente de verdade, que ama de verdade, sorri de verdade, canta, goza e chora de verdade e mais que isso, junto dos Orixás. Nada é separado, somos todos um!

O Candomblé é uma religião de matriz africana que cultua os orixás. O termo candomblé vem da junção das palavras quimbundo candombe (dança com atabaques) + iorubá ilê (casa), que significa casa da dança com atabaques. Decorrida do animismo africano, a religião tem por base a alma da Natureza.

Além dos orixás, os candomblecistas também acreditam na existência de um deus soberano, chamado de Olódùmarè. A quantidade de orixás varia de acordo com o tipo de candomblé. Podem ser até 20 orixás, e cada um possui uma característica de ação.

O marido da cantora, Daniel Cady, compartilhou nesta sexta-feira, 19/5, um registro das filhas gêmeas do casal, Helena e Marina, de 5 anos, se divertindo ao disputar os verdinhos da comida. Daniel, que é nutricionista, costuma trazer seus filhos para participar dos conteúdos sobre alimentação na rede social.

Enquanto esteve sobre o trio elétrico, Ivete Sangalo arrastou o público para as ruas de Salvador e surpreendeu os foliões ao mostrar o filho Marcelo, de 13 anos, tocando percussão.

No vídeo, Veveta relatou que chegou a desmaiar e explicou a causa do problema de saúde: "Comi uma lambreta, um marisco aqui da Bahia, e tive uma infecção intestinal grave. Grave mesmo. Desmaiei e tudo. Foi horrível!"

Uma das maiores cantoras do Brasil, Ivete Sangalo, 47 anos, veio de Juazeiro para Salvador ainda muito nova, com 17 anos, e parece ter caído nas graças da capital. Ela mora desde 2006 em um apartamento duplex no Edifício Mansão Morada dos Cardeais, com entrada pelo bairro da Vitória.

Transmitida por carrapatos, a doença é endêmica na região de Campinas, e o distrito de Joaquim Egídio, onde fica a propriedade rural, é considerado uma área de risco para a febre maculosa. Seu Jorge e Ivete Sangalo estão entre os artistas que já tocaram na Fazenda Santa Margarida nos últimos meses.

Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. O jogo de búzios consiste basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também conhecidas como cauris, em uma peneira.

Por ser uma religião sincrética, a umbanda acredita na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè), mantém uma relação de crença em relação aos orixás, porém diferente da crença candomblecista.

Orixás são deuses cultuados pelas muitas crenças africanas, sendo ligados à família e aos clãs. No Brasil, são cultuados os seguintes orixás: Exú, Ogun, Omulu, Xapanã ou Abaluaiê, Xangô, Yasan, Oxossi, Nanan, Yemanjá, Oxum, Oxunmarê, Ossain e Oxalá.

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

Orixás do Candomblé
O Deus único do Candomblé pode variar de acordo com a região africana de origem. Para os Ketu é Olorum, entre os Bantus é Nzambi e para os Jeje é Mawu.

A umbanda é uma religião monoteísta, onde existe o conceito de um Deus supremo, denominado “Olorum” ou “Oxalá”.