Qual é o orixá de Gal Costa?

Perguntado por: dalegria . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Gal era filha de Obaluaê, orixá da terra e do silêncio, e de Iansã, divindade dos ventos e das tempestades.

Gabriel Costa Penna Burgos

Wilma Petrillo

As polêmicas e astúcias de Wilma Petrillo, companheira de Gal Costa por quase trinta anos, e o impacto de sua atuação na carreira da cantora.

"Começa com a preparação do corpo para o enterro, depois é seguido de muitos cânticos e por outros momentos específicos até completar um ano do falecimento da pessoa. Quando uma Iyalorixá ou Babalorixá (lideranças das casas de candomblé) morrem, o terreiro fica um ano sem atividades litúrgicas", explica.

Não existe uma autoridade central no controle do candomblé, que se organiza em torno de terreiros autônomos. As nações mais proeminentes são queto, jeje e banto.

Em entrevista ao GLOBO em 2021, cantora contou que seu sonho sempre foi ser mãe e revelou que planejou ter um bebê com Milton Nascimento.

Mais profundamente seu único filho, Gabriel, que completou 17 anos em 2022. Eram raras as aparições do jovem nas redes da tropicalista. O segredo, claro, está no fato de Gal ter sido bastante reservada, e por se preocupar em dar uma vida mais tranquila e menos vigiada ao garoto.

Apesar de terem gravado muitas músicas juntos e terem se apresentado um ao lado do outro em diversos palcos do Brasil e do mundo, Gal e Caetano não eram parentes. Ao menos, não de sangue.

Nasce o apelido
Em entrevista ao Jô Soares em 2013, a cantora falou sobre o tema. "Eu inseri no meu registro o Gal. Ficou Gal Maria da Graça Penna Burgos Costa, porque quando eu viajava ficava Borges Maria, e quem é Borges Maria?", disse a cantora em tom bem-humorado.

Ainda na adolescência, Gal enfrentou um problema nas trompas que afetou sua fertilidade na vida adulta. Durante o relacionamento com o violonista Marco Pereira, tentou engravidar, mas seus esforços foram frustrados por uma menopausa precoce.

Com quase 60 anos de carreira, Gal Costa fazia, por mês, entre R$ 1 e 2 milhões, de acordo com informações do portal Jornal do Bolsão. A artista acumulou uma fortuna milionária e deixou uma herança estimada entre 20 e 30 milhões de reais após sua morte.

Caetano Veloso conheceu Gal Costa em um restaurante, na Bahia, quando ela tinha ainda 18 anos. Agora, 59 anos depois, o artista recordou esse primeiro encontro em uma entrevista ao programa “Estúdio i”, da Globo News.

Assédio e golpes
No começo do mês, a revista Piauí publicou relato com diversas acusações contra Wilma Petrillo incluindo golpes financeiros, assédio moral contra ex-funcionários e ameaças. A viúva é acusada de ter lapidado o patrimônio financeiro da artista e companheira.

Desta forma, o branco também é a cor da morte, por isso, no candomblé, exprime o luto. Ao falecer, um iniciado obrigatoriamente é sepultado com roupas brancas. Em todos os ritos fúnebres, o branco fosco, ou seja, sem brilhos e com o máximo de simplicidade, é indispensável.

No candomblé, não há idéia de bem e mal como coisa inconciliável. Quem faz essa oposição é o mundo cristão. Para o afro, o bem e mal são faces da mesma moeda e estão presentes em todas as coisas. O Exu deve ser pago pelo seu trabalho como todo deus mensageiro em qualquer tradição religiosa.

Se o velório for realizado no templo, o caixão será colocado sobre algumas cadeiras e será preparado o tradicional “arroz com galinha”, comida típica de Egun, que será ofertado ao defunto e também será consumi- do pelos presentes ao velório.

Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais. O primeiro é conhecido como o “orixá da frente” e o segundo como o “orixá de trás”, “segundo santo” ou “jutó”.

No Candomblé, o Deus supremo é chamado de Olorun, Nzambi ou Olodumare. Representa o todo, é a natureza completa, que se divide em diversas divindades, responsáveis pelas diferentes energias da natureza.

No Brasil, são cultuados os seguintes orixás: Exú, Ogun, Omulu, Xapanã ou Abaluaiê, Xangô, Yasan, Oxossi, Nanan, Yemanjá, Oxum, Oxunmarê, Ossain e Oxalá. Os orixás detêm axés vinculados à natureza.