Qual é o orixá da Anitta?

Perguntado por: rbrito . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Vale destacar que Anitta frequenta o candomblé com a família antes de estourar com Show das Poderosas, e é filha do Orixá Logunedé. Uau! BELÍSSIMA! Nas redes sociais, circulam vídeos de Anitta no terreiro durante a gravação.

Afastada das redes sociais por conta da recuperação da cirurgia de endometriose, realizada há duas semanas, Anitta, 29, foi ao terreiro de Candomblé, que ela frequenta desde 2013, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, para cumprir as suas obrigações religiosas.

Sergio Pina

Sergio Pina, pai de santo de Anitta, rebateu o deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) por uso de sua imagem de forma indevida durante campanha política.

Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.

Na chegada, ela foi abordada por jornalistas e explicou a escolha da cor do vestido. "Estamos de vermelho, vamos lutar por uma melhora do Brasil", disse a cantora que declarou em julho o apoio ao candidato do PT à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva.

Firme na fé, mesmo sendo vítima de intolerância religiosa, Anitta fala sobre sua devoção livremente nos últimos anos e ajuda a desmistificar o preconceito que ainda existe para religiões de matriz africana. Em 2020 ela revelou ser Ekedi no terreiro que frequenta, que é uma função importante na religião.

Porque sou de Yansã e Xangô, porque o Candomblé me traz de volta a um mundo de verdade, de gente de verdade, que ama de verdade, sorri de verdade, canta, goza e chora de verdade e mais que isso, junto dos Orixás.

Ivete falou sobre as homenagens recentes que fez à Irmã Dulce Mãe Carmen, ao participar dos projetos 'A Bahia Canta Sua Santa' e 'Obatalá', respectivamente. “Sou cristã, católica, e o que aprendi com minha mãe e meu pai sobre a religião é que a fé habita em você à sua maneira, nas coisas que você acredita.

A ekedi é aquela que cuida do orixá enquanto ele está incorporado, é aquela que toma conta, que dirige tudo, que toma direção de tudo, então ela tem que ser uma pessoa de extrema confiança. Cada uma tem o seu lugar específico.

Ekedi é um cargo feminino, de mulheres que não entram em transe, ou seja, não incorporam os Orixás. Elas são escolhidas especialmente pelos Orixás e recebem a função de cuidar.

Mesmo sem confirmações, Santa Ana passou a ser considerada a avó de Jesus Cristo e objeto de muita adoração pelos católicos.

Anitta: Variação do nome Anita. Significa "graciosa" ou "cheia de graça". Anita é um nome feminino, que se originou a partir do hebraico Hannah, que significa “graciosa” ou “cheia de graça”.

Anitta fez inúmeras revelações inéditas em sua série documental, o Anitta: Made in Honório, da Netflix. Em meio aos burburinhos já repercutidos nas redes sociais, uma confissão picante durante sexo feita pela própria cantora causou surpresa.

Já são vários os famosos na Umbanda que declaram sua fé publicamente. Juliana Paes talvez seja a mais evidente, pois fala do tema abertamente sempre que lhe é perguntado. Miguel Falabella, Henri Castelli, Zeca Pagodinho e muitos outros também têm declarado sua crença sem cerimônia.

Segundo Thauane o fio de contas, um colar usado pelos praticantes do candomblé, serve como proteção e também para identificar aquilo em que a pessoa acredita, pois cada cor possui um significado.

Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.

Equede (em iorubá: ekedi), ajoiê e macota (makota) são nomes dados de acordo com a nação do candomblé para um cargo feminino de grande valor: a de "zeladora dos orixás". É o equivalente feminino dos ogãs, sendo escolhida e confirmada pelo orixá do terreiro de candomblé.

Continuar lendo Qual orixá de Anitta?