Qual é o órgão responsável pelo cheiro?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

O que é olfato? Olfato é o sentido responsável por caracterizar o cheiro das coisas, tendo o nariz como o principal órgão agente.

O epitélio olfativo é composto por células sensoriais, que, na realidade, são neurônios especializados, dotados de cílios (prolongamentos muito sensíveis chamados de pelos olfativos, que ficam mergulhados em uma camada de muco que reveste as cavidades nasais).

Como funciona o olfato
O principal órgão olfatório é o nariz, que capta as moléculas das substâncias dispersas no ar. Na parte superior da cavidade nasal está localizada a mucosa olfativa, composta por receptores sensoriais (neurônios olfatórios) que transformam o sinal químico das partículas do odor em sinal elétrico.

Causas. Além da ação dos micróbios, diabetes, alcoolismo, certos alimentos (cebola, alho, pimentas), alguns antibióticos e certos hormônios podem alterar o odor da transpiração, atribuindo-lhe características peculiares e desagradáveis.

Um cheiro ruim é capaz de matar? Ninguém morre por causa do mau cheiro em si. Mas muitas substâncias com odor desagradável podem ser fatais devido às reações bioquímicas que provocam no nosso organismo.

O cheiro pode ter qualidades científicas na memória, entenda mais sobre a memória olfativa. A memória olfativa é uma habilidade do cérebro em desencadear memórias a partir do cheiro. O fenômeno acontece a partir de uma associação de odores ao hipocampo, parte do cérebro localizada perto das amígdalas.

A captação do odor é feita pelas narinas, onde as moléculas são dissolvidas pelo muco e direcionadas aos receptores, e ao passar pelos cílios, inicia-se o impulso elétrico. O impulso então será conduzido aos bulbos olfativos, que estão nos lobos frontais do telencéfalo, e depois aos tratos olfativos.

Os bulbos olfatórios são duas zonas do cérebro, situadas debaixo da parte anterior de cada um dos hemisférios cerebrais, protegidas e sustentadas pelas lâminas crivosas. O bulbo olfatório é a sede central de elaboração das impressões olfativas transmitidas pelo nervo correspondente.

As partículas que provocam o cheiro ficam aderidas no epitélio olfatório, dentro da cavidade nasal. Esse epitélio possui células olfatórias ciliadas (em amarelo, na figura abaixo, à diireita), células de sustentação, células produtoras de muco e de células basais.

O que é a anosmia? É a perda absoluta do sentido do olfato — a diminuição do sentido é chamada hiposmia. Pode ser causada por diversos fatores: fumo, traumatismo craniano, neoplasias e infecções virais, como a Covid-19.

Receptores olfativos (ROs), também conhecido como receptores olfatórios (do inglês ORs: olfactory receptors), são expressos nas membranas celulares dos neurônios receptores olfatórios e são responsáveis pela detecção de desodorantes (por exemplo, compostos que têm um odor) que dão origem ao sentido do olfato.

Quando ativado por um estímulo externo, que é o aroma, o cérebro desencadeia uma reação neurológica na memória associando tal cheiro a fatos importantes da nossa vida. Basta sentir um cheiro familiar para que a cena do passado venha para nossa memória com uma incrível riqueza de detalhes.

O olfato está tão ligado à memória porque é o único dos sentidos que tem uma ligação direta com o sistema límbico dentro do cérebro, que é o sistema das emoções e das memórias. Por isso, é muito comum a pessoa sentir o cheiro e se lembrar de algum momento específico que viveu ou de uma pessoa específica.

Neste caso, o nervo olfatório é responsável pelo nosso sentido do olfato. A informação do odor origina-se no epitélio da cavidade nasal e é transportada para o cérebro através de componentes do nervo olfatório (nervo craniano 1 - CNI) e da via olfativa.

Algumas doenças cujo odor podemos sentir

  • Cólera: Cheiro adocicado de fezes.
  • Pneumonia: Respiração cheiro de podre.
  • Fenilcetonúria: Suor e urina mofada.
  • Envenenamento por arsênico: Cheiro de corpo untado com alho.
  • Diabetes: Urina e respiração com cheiro de frutas.
  • Escorbuto: Suor putrefato.

O cheiro masculino, por exemplo, é mais intenso devido aos homens terem mais pêlos, que estimulam tanto a produção de suor quanto de odor. Já o aroma feminino característico concentra-se na região genital, por causa da sua lubrificação constante e do fato de o interior da vagina ser mais ácido, para proteger a mucosa.

Causas. No geral, o consumo de carne vermelha ou alimentos condimentados pode gerar fezes com um odor mais acentuado. A má absorção de nutrientes também gera fezes com odor fétido frequentemente. Ela ocorre quando o corpo é incapaz de absorver a quantidade adequada de nutrientes do alimento que você come.

Passe a língua na parte de trás da mão ou em um ponto do braço, aproxime o nariz e cheire. A umidade reforça o odor, ficando mais fácil detectá-lo. Peça para um amigo ou parente cheirá-lo. Fale com alguém que seja mais chegado e possa fazer uma avaliação honesta.

Dietas muito restritivas podem levar ao mesmo efeito, assim como a pouca ingestão de água e alimentação de algumas comidas fortes, como alho e cebola. Essas causas são muito fáceis de resolver: uso do fio dental, eliminação da saburra lingual e uma boa escovação.

De acordo com o infectologista Keny Colares, a perda de olfato que se tem quando tá resfriado ou com alergia, se deve à congestão nasal. O nariz fica entupido e a pessoa sente menos o cheiro das coisas porque a respiração não consegue passar direito pelo nariz e passa geralmente.