Qual é o órgão responsável em sentir o gosto dos alimentos?

Perguntado por: dzaganelli . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4 / 5 4 votos

língua

A língua é o órgão responsável pela percepção de gosto do nosso paladar. No entanto, diferente do que acreditávamos, não existe uma divisão das papilas gustativas que identificam cada gosto, chamado até então de mapa da língua, onde cada área delimitada identificava os gostos: doce, salgado, amargo, azedo e umami.

Córtex: essa é a parte externa, conhecida popularmente por massa cinzenta. Essa região é responsável pela competência de pensar e interpretar o que é enviado pelos cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato).

As origens do mapa de gostos
É verdade que a ponta e as bordas da língua são particularmente sensíveis aos sabores, já que essas áreas possuem pequenos órgãos sensoriais chamadas papilas gustativas.

A fisiologia do sistema gustativo tem início com a mastigação do alimento na cavidade oral, onde a saliva participa no mecanismo de percepção do sabor: solubiliza a partícula do alimento a fim de facilitar o contato de suas moléculas com os receptores presentes na língua, que irão produzir informações químicas.

O paladar (ou gustação) é um dos cinco sentidos e é através dele que são percebidos os sabores.

As informações gustativas chegam ao encéfalo através de três pares de nervos gustativos. Mas além das informações gustativas provenientes da língua e da cavidade oral, o alimento é apreciado segundo o aroma liberado durante a mastigação, a textura e a temperatura.

O córtex gustativo primário ocupa regiões anteriores da ínsula e do opérculo frontal, que respondem à estimulação independentemente do estado fisiológico do organismo. O isolamento dos sinais de saciedade nesta área pode aumentar a eficiência na computação da identidade (decodificação) dos estímulos.

A boca é o órgão utilizado para nos ajudar a perceber sabores doces, salgados, azedos e amargos. Conseguimos sentir o gosto dos alimentos porque nossa língua possui saliências gustatórias, que nos permitem identificar os diferentes tipos de sabores.

Doenças do Paladar

  • Ageusia. A falta do paladar chama-se ageusia, seja pelas mais diversas causas. ...
  • Anosmia e Hiposmia. Anosmia ou anosfrasia é a perda total do olfato. ...
  • Disgeusia. Disgeusia é a distorção ou diminuição do senso do paladar. ...
  • Parageusia. Parageusia é um termo médico para um mal paladar na boca. ...
  • Parosmia.

E, basicamente, três nervos cranianos estão envolvidos na gustação: nervo intermédio (compõe o nervo facial), respondendo pelos 2/3 anteriores da língua; glossofaríngeo, respondendo pelo 1/3 posterior; e nervo vago.

Há três tipos de papilas gustativas: fungiformes (2/3 anterior da língua), foliáceas e as circunvaladas (1/3 posterior). Além da língua, há botões gustativos espalhados pela faringe, laringe e porção mais alta do esôfago. É interessante notar que as células sensoriais renovam-se continuamente (10 a 14 dias).

Elas estão distribuídas no dorso ou parte superior da língua, mas concentram-se principalmente nas laterais e na ponta. Cada papila contém de três a cinco botões gustativos, totalizando mais de 1.500 receptores. Essas papilas versáteis não apenas detectam o sabor, mas também são sensíveis à temperatura e ao toque.

A língua faz parte do aparelho digestório, e sua função está relacionada à deglutição, ao paladar e à fala. A língua é um órgão constituído de músculo e revestido de mucosa e que está relacionado à deglutição, ao paladar e à fala.

A digestão no ser humano inicia-se na boca com a mastigação e a atividade da amilase, que atua sobre os carboidratos. A massa formada pelo alimento mastigado e insalivado é chamada de bolo alimentar. Por ação da língua, esse bolo é empurrado para a faringe, de onde passa para o esôfago e deste para o intestino.