Qual é o órgão que recolhe animais?

Perguntado por: icastro7 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Alumínio é o órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), por meio do controle de pragas urbanas como baratas, ratos, mosquitos, entre outros, e pelo controle das populações de animais domésticos como cães e gatos.

SUIPA

SUIPA é uma sigla que quer dizer Sociedade União Internacional Protetora dos Animais. Além de um abrigo para resgate de animais, a organização possui ainda uma clínica veterinária que oferece atendimento a preços populares.

O Cão Sem Dono é uma ONG (ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL), sem fins lucrativos, que nasceu de um grande sonho do seu atual presidente de resgatar das ruas animais abandonados e vítimas de maus-tratos, dar tratamento adequado e integrá-los a famílias que possam dar amor, carinho e uma vida digna a esses animais.

Feiras de adoção e ONGs:
Uma boa solução é levar em feiras de adoção ou pedir ajuda de ONGs para encontrar um novo dono. A maioria não pode ficar com o animal, mas você pode encontrar feiras perto de você (ver abaixo na seção "Links úteis") e para passar o dia lá com seu cão ou gato.

Ong de adoção - O maltrato aos animais ainda é uma realidade, muitos sofrem abandono e ficam em uma situação vulnerável nas ruas, muitas das vezes passam fome e ficam doentes. Existem Ong's (Organização não governamental) que resgatam esses animais para garantir sua proteção e cuidados.

Para realizar a entrega do animal, é preciso ligar para o Ibama (0800 618 080), para o batalhão da Polícia Ambiental local ou para o Centro de Manejo de Fauna Silvestre, que se divide em Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e em Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).

Quais são os principais sites para adotar animais?

  • Cão Sem Dono. No momento, a ONG mantém dois abrigos com mais de 370 animais que ficam sob o cuidado de veterinários. ...
  • Adote Um Focinho. ...
  • Procure 1 Amigo. ...
  • Pet Feliz. ...
  • Ampara Animal. ...
  • Clube dos Vira Latas. ...
  • Amigo Não Se Compra.

Os animais são removidos cuidadosamente por agentes especializados e encaminhados para castração, identificação por microchip, controle de parasitas (tratamento e prevenção – verminoses, sarna e outros), cuidados clínicos, coleta de material para vigilância de zoonoses (Febre Maculosa Brasileira e Leishmaniose) e ...

5 passos para a doação de cachorro

  1. Preparar o cachorro para adoção. Antes de pensar em doar um cachorro, você precisa ter a certeza de que ele está pronto para ter um novo lar. ...
  2. Cuidados com a saúde. ...
  3. Pesquisar sobre pessoas interessadas. ...
  4. Avaliar o novo lar do cachorro. ...
  5. Faça o acompanhamento pós-adoção.

Protetoras de animais
Nesse caso, os abrigos para animais são a melhor alternativa. Os abrigos cuidam dos animais até que sejam adotados e muitos deles têm lares adotivos onde os cães podem ser integrados até que encontrem outro lar permanente.

Na prática, conforme explica a sócia Fundadora do Apelo Canino, primeiramente, é preciso reunir um grupo de pessoas que estejam dispostas a trabalhar de forma voluntária. Depois, é necessário montar uma diretoria que é composta por conselho fiscal, diretor e assembleia.

Centro de Zoonoses é a opção adotada pelo governo para garantir o bem-estar de animais e da população. Agindo no controle das zoonoses (doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos) e na prevenção de epidemias. Tais unidades de saúde já podem ser encontradas hoje em todos os estados do País.

Sites nacionais para adotar um cachorro online

  1. AMPARA Animal. A AMPARA Animal é uma instituição que atende todo o país e realiza adoção online. ...
  2. App MeAuDote. ...
  3. App Adota Pet Go.

Caso alguém necessite, basta entrar em contato com o órgão da sua cidade e levar a documentação exigida. Ainda há diversos animais aguardando por adoção. A eutanásia é feita somente com autorização do médico veterinário e de forma ética, indicada pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária).