Qual é o órgão que produz o suco gástrico?

Perguntado por: lpereira7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

estômago

É no estômago que o suco gástrico é produzido. O estômago secreta enzimas e hormônios. O estômago é o órgão do sistema digestório onde tem início o processo de digestão de proteínas. Ele é responsável por produzir o famoso suco gástrico, o qual é formado por ácido clorídrico e pepsina.

É importante destacar que o suco gástrico é produzido por dois tipos celulares diferentes. As células parietais produzem os componentes do ácido clorídrico, enquanto as chamadas células-chefes secretam o chamado pepsinogênio. O pepsinogênio é uma forma inativada da pepsina.

A mucosa é a membrana que reveste a parede interna do estômago e produz um muco alcalino que impede que as enzimas da digestão e o ácido clorídrico, que formam o suco gástrico, afetem o órgão.

estômago

O ácido clorídrico (HCl) é secretado no nosso estômago e nos ajuda muito no processo inicial da digestão para posterior absorção dos nutrientes.

Alimentos gordurosos ou fritos, alimentos muito temperados, cebola e alho, tomate e produtos à base de tomate, frutas cítricas e chocolate podem causar problemas de acidez ou piorá-los. Assim como qualquer outro alimento, é importante escolher bem as bebidas, especialmente após uma refeição.

Cafeína, bebidas alcoólicas, cigarro e até o nervosismo também podem piorar problemas como gastrite e úlcera. Segundo pesquisas, o estresse é o fator que mais desencadeia crises estomacais. Isso ocorre porque, em situações de tensão, o sistema nervoso é acionado e estimula a produção de ácido clorídrico no estômago.

Os Antiácidos estomacais têm o poder de neutralizar o excesso de HCl do suco gástrico presente em nosso estômago, o responsável por auxiliar na digestão dos alimentos que ingerimos.

O pâncreas é uma glândula localizada atrás do estômago, responsável pela produção de insulina e pela absorção de enzimas da digestão.

Localizado atrás do estômago e entre o baço e o duodeno, na região do abdômen, esse órgão é responsável pela produção de enzimas, que ajudam na digestão dos alimentos, e de insulina, regulando os níveis de açúcar no sangue.

O esôfago é responsável por levar a comida ingerida até o estômago. O órgão está localizado entre o extremo inferior da laringofaringe e se estende até a parte superior do estômago. Para ilustrar melhor, podemos dizer que o esôfago atravessa o pescoço e toda a região do tórax, terminando na parte superior do abdômen.

Laranja lima, banana, maçã, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo. A reposição dos lactobacilos é importante para povoar o estômago com bactérias benéficas e, assim, para a cura da gastrite.

Normalmente, essas sensações estão associadas à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), conhecida também apenas como refluxo gastroesofágico. De forma resumida, a doença é causada pelo retorno involuntário e repetitivo do conteúdo gástrico, que é quando os sucos do estômago sobem para o esôfago.

Quando for comer frutas, esqueça as ácidas, como limão e abacaxi. Mamão e a banana são bem-vindas no cardápio. “O mamão é importante porque ele não vai agredir o estômago, a banana também é indicada por causa da biomassa da banana verde, que ajuda a recuperar a mucosa do estômago”, afirma.

A chamada parte endócrina do pâncreas é a que produz hormônios, sendo o mais famoso deles a insulina. Juntamente com outro hormônio pancreático, o glucagon, ela controla os níveis de glicose no sangue, mantendo-os em níveis adequados ao bom funcionamento do organismo.

Hidróxido de alumínio, sal de fruta, leite de magnésia
Devem ser usados simplesmente para controlar a azia. Seu uso frequente não é aconselhado pois causam o que chamamos de “efeito rebote”: após neutralizar a acidez do estômago, o órgão aumenta a produção de ácido (e os sintomas costumam piorar).

fígado

A bile é uma secreção produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar.

Chamam-se inibidores de bombas de protões (IBP) os medicamentos que reduzem a acidez produzida pelo estômago. Contém substâncias como omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, rabeprazol, dezlansoprazol e esomeprazol.

Os principais sintomas são desconforto abdominal, arrotos excessivos, queimação, flatulência imediatamente após a refeição, indigestão, diarréia ou intestino preso, sensação de barriga cheia após comer moderadamente, língua branca e mau hálito.

O refluxo não pode ser curado integralmente. Mas, é possível controlar seus sintomas através de medicamentos específicos. Existem remédios que auxiliam na redução da acidez do suco gástrico. Outros, amenizam os sintomas do refluxo por meio da cicatrização das lesões, prevenindo assim a evolução do quadro.

Refluxo gastroesofágico tem cura? Existe controle através de medicamentos e mudanças de hábitos de vida. A cirurgia pode ser necessária eventualmente. Não existe cura, portanto, reincidir em maus hábitos e ganho de peso pode fazer com que os sintomas da DRGE reiniciem mesmo após longo período de remissão.

O Refluxo Gastroesofágico é perigoso? Quando o refluxo não é tratado adequadamente, há o surgimento de úlceras e complicações como o esôfago de Barrett, que pode progredir para um câncer.