Qual é o órgão que fica abaixo do umbigo?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

O hipogástrio está localizado abaixo da região umbilical e acima da região pélvica, na região do púbis. Nesta região está localizada a bexiga urinária. Nas mulheres, o útero.

A dor no pé da barriga é bastante comum e pode ter uma série de causas diferentes. Dentre as causas menos graves, podemos citar a prisão de ventre, o acúmulo de gases, má digestão, cólicas menstruais, intolerância à lactose e infecção urinária.

É o caso da apendicite, cuja dor pode se iniciar como sendo uma dor localizada no umbigo para depois se expandir pela porção inferior do abdômen, tornando-se uma dor mais intensa e generalizada.

Na maioria dos casos, a apendicite é provocada pela obstrução do apêndice com restos de fezes, resultando em inflamação. Sintomas: – dor do lado inferior direito do abdome.

A barriga inchada e dura, geralmente associada à dor, pode ter diversas causas, dentre as quais a mais comuns incluem gastrite, prisão de ventre, síndrome do intestino irritável, ascite, aumento dos órgão abdominais e tumores.

No caso da barriga inchada e dura, é possível que esse paciente esteja sofrendo de gases. A condição faz com que o acúmulo de gases provenientes da digestão escape do intestino e fique no abdômen, causando inchaço abdominal, desconforto na região e flatulência.

Pode ser desde um simples caso de distensão intestinal causada por produção excessiva de gases até quadros de aderências, endometriose, dentre outras causas.

Dor pode estar acompanhada de rigidez e arrotos
As dores abdominais costumam surgir de repente e se manifestam como cólicas ou pontadas. A intensidade do sintoma varia de leve a moderada, mas podem ocorrer momentos de dor mais intensa.

Quais são os sintomas de gases?

  1. Distensão abdominal, barriga inchada ou estufada;
  2. Mal estar geral;
  3. Dor abdominal em forma de pontadas;
  4. Flatulência;

Como aliviar a dor no pé da barriga
Saiba mais sobre a ação do ibuprofeno contra a cólica menstrual. Além disso, você também pode recorrer a outras alternativas, como a prática de atividades físicas¹,², massagens relaxantes¹, mudanças na dieta¹ e o clássico uso de bolsas de água quente¹.

A sensação constante de inchaço e desconforto na barriga, arrotos frequentes e dor/cólica abdominal são os principais sintomas do excesso de gases no estômago. Pode ser desconfortável, especialmente em público, mas arrotar é normal, principalmente durante ou logo após uma refeição.

A dor abdominal ou dor de barriga é uma ocorrência bastante comum, que pode estar relacionada a problemas simples como má digestão ou excesso de gases, mas também pode indicar disfunções e doenças em algum dos vários órgãos dessa região, como estômago, intestino, fígado, vesícula, bexiga e, no caso das mulheres, útero ...

Sinais e sintomas de apendicite
Geralmente, os sintomas de apendicite começam de forma repentina e vão piorando com o tempo. Se o apêndice estiver em contato com a bexiga, vai parecer uma infecção urinária e o paciente vai sentir ardência para urinar.

Os profissionais de saúde usam o ultrassom como o primeiro teste de imagem para avaliar uma possível inflamação no apêndice. Neste exame para apendicite, um profissional de saúde aplica um gel na sua barriga e move um aparelho sobre a pele, para criar imagens internas da região abdominal.

A dor da apendicite geralmente se localiza do lado direito e na parte baixa do abdômen. É uma dor forte, pontual, bem localizada e contínua. Em alguns casos, essa dor pode começar na região do umbigo ou na parte baixa da coluna. Mover as pernas ou o abdômen para tossir e espirrar, por exemplo, costuma agravar a dor.

O processo de inflamação tende a ser muito rápido e pode durar por volta de 12 a 18 horas. As primeiras sensações de incômodo surgem ao redor do umbigo, mas é comum que a dor se concentre no lado inferior direito do abdome.

O apêndice é um pequeno órgão em forma de tubo ligado ao intestino grosso, na parte inferior direita do abdômen. Quando infeccionado, causa sinais e sintomas de apendicite. A apendicite é uma emergência. É importante obter assistência médica imediatamente.