Qual é o órgão que fica abaixo do coração?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

O baço fica localizado no abdômen, próximo às costelas do lado esquerdo do corpo. Está próximo a órgãos como o estômago e o pulmão.

Algumas doenças podem levar ao aumento do baço e o surgimento de dores, como a amiloidose, leucemia, linfoma, síndrome mieloproliferativas, cistos e tumores metastáticos, que são doenças caracterizadas por infiltração de células o que pode resultar no aumento desse órgão.

A Cintilografia do Fígado e do Baço com Fluxo Sanguíneo Hepático serve para a detectar nódulos e massas anormais no fígado e baço, além da avaliação aprofundada da circulação sanguínea no baço e fígado. Com o exame, também é possível estudar o funcionamento desses órgãos com o objetivo de avaliar a função hepática.

Para limpar e expelir as toxinas do corpo, este órgão precisa de fluidos. Por isso, deve beber aproximadamente oito a dez copos de água diariamente. São ricos em vitaminas, minerais e enzimas que desintoxicam o corpo, melhoram as funções do baço, ajudam na digestão e fortalecem o sistema imunitário.

Sintomas de mielofibrose

  1. Aumento do baço (esplenomegalia) e do fígado (hepatomegalia), acompanhado de dor e/ou volume abaixo das costelas do lado esquerdo.
  2. Cansaço excessivo e progressivo.
  3. Anemia.
  4. Febre.
  5. Perda de peso e de apetite.
  6. Falta de ar.

A dor do lado esquerdo abaixo da costela normalmente é causada por uma infecção, inflamação ou ferida em algum órgão localizado do lado esquerdo do corpo como coração, baço, estômago, pâncreas, pulmão e rim esquerdo, causando algumas doenças benignas e que têm tratamento, como costocondrite, gastrite ou pedra nos rins, ...

O principal órgão que se encontra sob esta região é o baço. "O hipocôndrio esquerdo é uma região que não possui muitos órgãos que causam dor. Tem o baço, a pontinha do pâncreas e um pouquinho do intestino.

As principais doenças que podem causar o aumento do baço são: Infecções agudas ou crônicas (ex: mononucleose, esquistossomose, endocardite, tuberculose, etc) Doenças imunológicas (ex: lúpus, anemia hemolítica imune) Doenças hematológicas benignas (ex: talassemia, anemia falciforme na infância)

Opte por alimentos saudáveis e uma dieta equilibrada. Verduras folhosas e vegetais de raiz, como a batata-doce, são nutrientes extras para o órgão em questão. Cenouras, arroz, cevada, abóboras, maçãs, gengibre, alho e cardamomo são ótimas opções. Beba pouco líquido durante as refeições.

As principais funções do baço são: Retenção de células mortas O baço é responsável por “filtrar” o nosso sangue (mas de uma maneira diferente da que é realizada pelos rins). O que acontece é que ele captura células velhas e as elimina, reciclando o tecido sanguíneo.

Alguns tipos de câncer, bem como, distúrbios ploriferativos, podem estar associados ao aumento de baço. Entre eles, é possível citar os linfomas, a doença de Hodgkin, a Mielofibrose e a policitemia vera.

Se a investigação com hematologista foi negativa, deves ficar tranquilo. Em poucos casos pode mesmo ser indicada a remoção cirúrgica do baço com finalidade diagnóstica, o que pode ser feito por videolaparoscopia (cirurgia minimamente invasiva).

7 chás anti-inflamatórios poderosos no combate às inflamações

  1. Chá de hortelã ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cravo da índia e gengibre. ...
  4. Chá de cúrcuma. ...
  5. Chá de agrião. ...
  6. Chá de macela. ...
  7. Chá de erva-doce.

9h às 11h - Atenção ao baço e pâncreas - plante jambolão, pata de vaca, espinheira santa, salsa, malva e alecrim. 11h às 13h - O coração é o centro dos cuidados - são aliados o gengibre, a melissa, o cidrozinho, malva, sálvia e cânfora.

Um baço aumentado não é uma doença por si só, mas o resultado de um distúrbio subjacente. Muitos distúrbios podem fazer com que o baço cresça. Muitos distúrbios, incluindo infecções, anemias e cânceres, podem provocar esplenomegalia.