Qual é o órgão que elimina o suor?

Perguntado por: omenezes4 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Suor. O suor é outra forma de o corpo eliminar substâncias desnecessárias e tóxicas ao organismo. Os órgãos excretores, nesse caso, são as glândulas sudoríparas — células epiteliais presentes na pele que estão espalhadas por todo o corpo.

O suor é produzido por glândulas chamadas de glândulas sudoríparas. Elas são encontradas na camada superficial da nossa pele e estão distribuídas por todo o nosso corpo, sendo encontradas principalmente na palma de nossas mãos, planta de nossos pés, axilas e rosto.

O suor é formado principalmente por água, eletrólitos, sais minerais e aminoácidos. Além de regular a temperatura, ele também é responsável por eliminar algumas toxinas do nosso corpo.

Fatores emocionais como medo, estresse ou ansiedade podem te fazer suar muito. Isso acontece porque a liberação de hormônios, como a adrenalina, altera o fluxo sanguíneo e, em consequência, a temperatura corporal. A resposta do organismo é a sudorese.

O suor excessivo normalmente é causado por emoções fortes, como estresse, medo, dor ou ansiedade, mas também pode ser causado pelo uso de alguns medicamentos, como antidepressivos e antipsicóticos. Em casos mais sérios, pode ainda indicar problemas graves como tuberculose e até câncer.

Apesar de não representar um risco para a saúde do organismo em si, o suor excessivo pode causar constrangimentos. “Há casos em que a sudorese em excesso pode ser agravada por fatores emocionais. Quando essa é a situação, o paciente vai precisar de apoio psicoterápico”, diz Guedes.

O suor causa a perda de gordura? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o suor NÃO emagrece. Isso porque, como citamos anteriormente, ele nada mais é do que a perda de água do nosso organismo (normalmente decorrente de desidratação).

Suor e perda de peso
Aquelas (muitas) gotas de transpiração durante a atividade não são sinônimo de emagrecimento ou de perda de gordura. Suar é apenas um sinal de que seu corpo, naquele momento, é capaz de regular a temperatura interna.

Quando o cheiro se concentra na região da axila, a condição é chamada de bromidrose axilar, popularmente conhecida como cecê, o “cheiro do corpo“, e há também a bromidrose plantar, ou chulé, que é quando os sintomas se manifestam nos pés.

Suor não tem cheiro, o cheiro é da bactéria
O suor é liberado pelas glândulas apócrinas e écrinas e não tem cheiro. O cheiro que sentimos é produzido quando há um desequilíbrio das bactérias que vivem em nossa pele.

Bromidrose. O mau cheiro nas axilas e nos pés é conhecido por bromidrose e é causado pela decomposição do nosso suor pelas bactérias que estão na nossa pele. Tratamentos locais com sabonetes antissépticos, antibióticos e desodorantes antiperspirantes ajudam muito a vencer esse incomodo.

“Se você está se exercitando a ponto de suar por cerca de 30 a 40 minutos, novas células cerebrais estão nascendo bem na região da memória”, afirmou Karen Postal, presidente da Academia Americana de Neuropsicologia Clínica, ao Science of Us.

Porque é que transpiro quando estou a dormir? O suor noturno é normal e responde a uma necessidade de eliminar o calor corporal. Isto pode ser em resposta a situações normais, tais como o aumento da temperatura devido a sobreaquecimento, calor ambiental ou mesmo fatores emocionais, tais como estar num pesadelo.

As grandes responsáveis pelo mau cheiro são, na verdade, as bactérias presentes na pele, principalmente em áreas mais quentes e úmidas, como as axilas e pés, que em contato com o suor começam a metabolizar alguns de seus componentes, como as proteínas e os ácidos graxos.

Como parar de transpirar nas axilas de forma excessiva

  1. Escolha a roupa adequada. ...
  2. Seque-se bem após o banho. ...
  3. Mantenha-se hidratado. ...
  4. Depile suas axilas. ...
  5. Evite alimentos que estimulam o suor.

Os chamados alimentos termogênicos, como o café, o chá verde, o alho e a cebola, aceleram o metabolismo e aumentam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. O resultado é maior transpiração. O mesmo acontece com proteínas e carboidratos em excesso. Não é só isso.

A produção excessiva de suor no rosto, que recebe o nome de hiperidrose craniofacial, pode acontecer devido ao uso de medicamentos, estresse, calor excessivo ou, até mesmo, ser consequência de algumas doenças, como diabetes e alterações hormonais, por exemplo.

O verbo soar vem do substantivo som, e significa o ato de emitir algo — seja uma informação, seja qualquer outro som. Ainda, ele pode ser utilizado como sinônimo de parecer. Já o termo suar se refere ao ato de transpirar, isto é, liberar o suor pelos poros da cútis.

Quem bebe muita água não tende a suar mais, mas o contrário ocorre, pois para se preservar o organismo libera menos líquido. Já as pessoas mais gordinhas podem transpirar mais. Entre as técnicas para evitar o suor excessivo, estão o uso de antitranspirantes, toxina botulínica (que tem efeito temporário) e cirurgia.

Tratamento para suor excessivo na cabeça
Para prevenir o suor excessivo, tente sempre beber bastante água, alimentar-se de forma variada com fontes de vitamina A, e evitar o estresse por meio da prática de meditação ou aulas de ioga.