Qual é o órgão que defende os animais?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

IBAMA. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 61 8080 (gratuitamente) ou pelo email para linhaverde.sede@ibama.gov.br. O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) as encaminhará para a delegacia mais próxima do local da agressão.

Em caso de flagrante ou emergência, em que a vida de animais estejam em risco, a testemunha deve chamar a Polícia Militar pelo telefone 190 e aguardar no local ou em um ponto neutro ao local do crime até que a situação esteja regularizada.

A denúncia de maus tratos é legitimada pelo artigo 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais), a qual prevê uma pena de detenção de três meses a um ano e multa, além de ser uma conduta vedada pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima, por meio do Disque Denúncia (181) ou pelo site da Secretaria de Segurança Pública. Também é possível denunciar o crime de maus-tratos diretamente na Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa). Caso a pessoa presencie uma situação em flagrante, deve acionar o 190.

AVALIAÇÃO INICIAL DE MAUS TRATOS A ANIMAIS
O agente deverá avaliar, através de preenchimento de ficha própria (Vide ANEXO), os indicadores de saúde e qualidade de vida do animal, considerando os três elementos básicos da Saúde Única: animal, ambiente e pessoa responsável pelo animal.

Maltratar animais, sejam eles domésticos, domesticados ou silvestres, é crime desde 1998, com detenção de 3 meses a 1 ano. Recentemente, a pena para violência contra cães e gatos aumentou – 2 a 5 anos de prisão.

A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. A partir de agora, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.

Lei 9605/95, art.
Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

Durante o ano de 2021, as denúncias de maus-tratos a animais aumentaram 15,6% em SP, segundo dados da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa) da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo. Porém, isso não é só um caso isolado, já que os números de denúncias também cresceram em diversas outras cidades do País.

Existem várias condutas que podem caracterizar os crimes, tais como o abandono, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene, não abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária se preciso, dentre outros.

Que expressões ela usa para se referir aos maus tratos? R.: “Grandes trovoadas de pancadas”, “sou um colchão de pancadas”. 5.

Resultado: Os resultados mostram que o abandono de animais traz problemas de saúde pública e ambiental afetando toda a sociedade brasileira, ocasionando principalmente a proliferação de zoonoses, ataques a pedestres e condutores devido à agressividade dos animais abandonados e a legislação em defesa dos animais.

A população deve reportar casos suspeitos diretamente ao Conselho Tutelar da localidade de moradia da criança. Você pode encontrar o mais próximo através do site da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do DF (Sejus).

  1. EXPORTADOR.
  2. IMPORTADOR. Nome: Nome: CPF/Passaporte: ...
  3. INFORMAÇÕES SOBRE O(S) ANIMAL(IS): Nome do animal. Espécie. ...
  4. INFORMAÇÕES SOBRE ORIGEM/DESTINO: Meio de Transporte: Veículo Transportador/Vôo: ...
  5. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES. Conhecimento/Manifesto. Certificado Zoossanitário. ...
  6. CAMPO PARA USO EXCLUSIVO DA FISCALIZAÇÃO. CZI nº GTA nº

Os motivos são os mais variados, desde a sensação de poder até sérios problemas mentais. Seja qual for o motivo, esses atos sempre devem ser denunciados. Os animais não devem responder por crises de raiva ou stress dos humanos, muito menos pela falta de conduta de algumas pessoas.

Todos os animais merecem o mesmo respeito e preocupação. Animais são seres sencientes, sentem medo, afeto, são evolutivos, possuem um aguçado senso de família, demonstram inteligência em graus diferenciados do raciocínio humano e, a sua maneira, são capazes de compartilhar emoções e aprendizados.

7 maneiras para acabar com a crueldade contra os animais

  1. 1.1 #1 Denuncie!
  2. 1.2 #2 Abril Laranja.
  3. 1.3 #3 Divulgação em mídias sociais.
  4. 1.4 #4 Acabar com o abandono de animais.
  5. 1.5 #5 Castração.
  6. 1.6 #6 Adoção.
  7. 1.7 #7 Responsabilidade.

Atualmente, o crime de maus-tratos a animais consta no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 e a pena previa de três meses a um ano de reclusão, além de multa. A lei sancionada nesta terça-feira (29) também prevê punição a estabelecimentos comerciais e rurais que facilitarem o crime contra animais.

Como citamos, prender cachorro na corrente pode sim ser visto como maus-tratos, mas nem em todos os casos. Em momentos em que o pet fica preso apenas durante um curto período de tempo e esteja usando uma corrente de guia longa, em um caso pontual, não há problemas.

O artigo 136 do Código Penal descreve o crime de maus-tratos e considera como ilícito a exposição da vida de pessoa (criança/adolescente/paciente/preso) sob a responsabilidade (autoridade/guarda/vigilância) do agressor, seja para ensino/educação ou tratamento/custódia, por privação de refeições ou cuidados essenciais, ...

No tocante a lei brasileira, qualquer pessoa que perpetrar o ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos cometerá o crime de maus-tratos, positivado no art. 32 da Lei de Crimes Ambientais.