Qual é o órgão que controla a pressão arterial?

Perguntado por: dvargas9 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

O coração é o órgão muscular responsável por bombear o sangue para o nosso corpo. Quando o sangue é impulsionado, ele acaba exercendo certa força contra as paredes das artérias. Essa força é chamada de pressão arterial e pode ser definida como a pressão que o sangue em circulação exerce nas paredes de nossas artérias.

As Glândulas Suprarrenais desempenham papel na regulação da resposta adaptativa do organismo ao estresse, na manutenção do equilíbrio da água corporal, do sódio e do potássio, bem como no controle da pressão arterial.

O tronco cerebral encontra-se embaixo do cérebro, na frente do cerebelo. Ele liga o cérebro à medula espinhal e controla funções involuntárias como respiração, digestão, ritmo cardíaco e pressão arterial.

A melancia além do potássio contém citrulina. A citrulina ajuda o corpo a produzir óxido nítrico, que relaxa os vasos sanguíneos e estimula a flexibilidade das artérias, podendo reduzir a pressão arterial elevada.

Até agora, a ciência tem descrito a vasopressina como um hormônio que aumenta a pressão arterial por induzir uma constrição dos vasos sanguíneos. A substância também pode atuar modulando processos do sistema nervoso: estudos já mostraram que níveis elevados da vasopressina estão associados à agressividade.

Além de doenças cardíacas, a hipertensão arterial pode levar prejuízos aos rins, que passam a funcionar com dificuldade, aos olhos, afetando a visão, e ao cérebro.

Regulação da pressão arterial
Os rins também produzem urotensina, que faz com que os vasos sanguíneos se contraiam e ajudem a aumentar a pressão arterial. Uma pessoa com problemas renais é menos capaz de regular a pressão arterial e tende a ter pressão arterial alta.

Quando se fala em hipertensão, é comum pensar imediatamente no coração. Porém, há outros órgãos do corpo afetados pela doença. A condição de pressão alta também compromete os rins, olhos e cérebro.

Coloque a braçadeira no braço esquerdo, sem folgas, de dois a três dedos acima da articulação do cotovelo.

Quando está está pressão está acima acima de 140 x 90 ou 14 x 9 milímetros de mercúrio (mmHg), o individuo é considerado hipertenso, podem provocar lesões em órgãos alvos como o coração, as artérias, os rins, o cérebro e os olhos.

Bem Estar - Pressão alta, mesmo dentro do limite normal, pode aumentar risco de AVC.

Pressão arterial (PA) elevada é muito comum após acidentes vasculares cerebrais (AVC) agudos (mais de metade dos pacientes apresentam pressão arterial sistólica maior que 160 mmHg), mas sua relação com o prognóstico não está clara.

Na verdade, o principal alimento a ser evitado por quem tem pressão alta é o sódio, mineral presente em quase metade da composição do sal. Para diminuir o consumo deste tempero, aposte em algumas outras opções, por exemplo: manjericão, orégano, sal marinho, cominho, açafrão e outras ervas e temperos naturais.

Como uma dieta equilibrada inclui bebidas, listamos aqui oito sucos que podem ajudar a diminuir a pressão do sangue.

  1. Suco de tomate. ...
  2. Suco de beterraba. ...
  3. Suco de ameixas secas. ...
  4. Suco de romã ...
  5. Suco de frutas silvestres. ...
  6. Suco de espinafre. ...
  7. Suco de cenoura. ...
  8. Suco de laranja.