Qual é o órgão que absorve a água?

Perguntado por: agaspar . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Intestino grosso faz a reabsorção de água e eletrólitos.

intestino grosso

A principal função do intestino grosso é absorver a água ingerida e aquela proveniente de secreções digestivas, como por exemplo a saliva que se junta ao alimento durante sua passagem pelo tubo digestório. Além da absorção, o intestino grosso também é responsável pelo armazenamento e pela eliminação da massa fecal.

Função do intestino grosso
Última parte do sistema digestivo, o intestino grosso também atua na absorção dos nutrientes contidos nos alimentos ingeridos. Ele também é responsável pela absorção de água e pela quebra da celulose dos alimentos, que é feita com ajuda da microbiota intestinal.

Intestino preguiçoso
A água auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, evitando a prisão de ventre e a formação de gases.

Água e íons são absorvidos pelas raízes, e esse processo é facilitado por pelos radiculares.

Aveia. A aveia também possui fibras solúveis que facilitam a absorção de água nas fezes. Além disso, alguns estudos revelam que a aveia pode estar ligada à diminuição dos níveis do LDL, o colesterol “ruim”.

Prisão de ventre
Ela é parte fundamental no trânsito intestinal, auxiliando na lubrificação das paredes do órgão e na movimentação do bolo fecal, além de garantir a passagem das fezes na defecação. Quando você não bebe a quantidade de água suficiente, sua digestão fica mais lenta e pesada.

Durante a formação do bolo fecal, o intestino reabsorve parte da água presente nas fezes, e parte permanece nas fezes para melhorar a sua consistência. Quando a água é insuficiente neste processo, a expulsão dos resíduos é mais difícil e a pessoa pode sofre com dores abdominais e anais.

O organismo produz, em média, 7 litros de liquido por dia – entre saliva, suco gástrico e bile – e o intestino absorve 9 litros.

Entre as principais funções do fígado estão o de ajudar na digestão com a produção da bile, armazenar e produzir diversas substâncias importantes para o corpo e também filtrar substâncias tóxicas e microrganismos prejudiciais. Não é pouca coisa.

O primeiro ponto para desmistificar essa afirmação é mostrando o conhecimento de que a água é absorvida muito rapidamente no estômago, levando cerca de 20 minutos. É por isso que, caso ela fosse capaz de diluir os sucos digestivos, como muitos afirmam, esse processo ocorreria por pouco tempo.

Os nutrientes absorvidos nessa parte são principalmente água, biotina, sódio e gorduras feitas com ácidos graxos de cadeia curta.

Uma das principais complicações desse distúrbio é justamente a deficiência nutricional, já que os nutrientes acabam não sendo bem aproveitados pelo intestino. Com isso, podem começar a faltar reservas de carboidratos, gorduras, minerais, proteínas e vitaminas no “estoque” do organismo2,3.

O intestino é responsável pela absorção de grande parte dos nutrientes que ingerimos nas refeições. Esse processo acontece no intestino delgado, enquanto o intestino grosso fica com a responsabilidade de absorver a maior parte de água.

O corpo elimina água por meio das fezes, urina, suor e até mesmo na respiração. Esse tipo de desidratação é comum em crianças e idosos, mas também pode ocorrer em praticantes de atividade física que não aumentam a ingestão de água para repor o que é eliminado durante o exercício.

Quando bebemos água, o líquido passa pelo esôfago (canal que leva o alimento ao estômago), segue para o intestino e cai na corrente sanguínea até chegar aos rins (temos dois com formato semelhante ao grão de feijão, mas bem maiores).

O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água. Parece estranho, certo? Mas os sintomas deste tipo de intoxicação incluem dores de cabeça, fadiga, náusea, vômito, desorientação mental e até parada cardíaca.

O intestino delgado é o órgão responsável pela absorção dos alimentos, permitindo que os minerais, as vitaminas e nutrientes sejam aproveitados pelo organismo.

No intestino grosso, ao nível do cólon, ocorre também absorção de determinadas substâncias, como alguns aminoácidos e vitaminas resultantes da ação das bactérias da flora intestinal. No entanto, nesta zona do intestino, os nutrientes absorvidos em maior quantidade são a água e os sais minerais.

A captação de água e de sais minerais, nas plantas, ocorre na sua maioria ao nível da epiderme da raiz, especialmente através dos pêlos radiculares. Estas estruturas são extensões de células epidérmicas que aumentam a área da superfície de contacto com o solo, e consequentemente a capacidade de absorção.

A água é absorvida, sobretudo, na região gastrointestinal. Antes, no estômago, o organismo utiliza o líquido para digestão, na preparação do alimento para absorção. Depois, ela passa para o intestino delgado, onde acontece a maior parte da absorção dos nutrientes e água.