Qual é o órgão menos importante do corpo humano?

Perguntado por: nmartins . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Apêndice. Não há dúvidas que podemos viver sem o apêndice, o órgão considerado por muito tempo o mais inútil no corpo humano. Inclusive, quando ele inflama e a pessoa desenvolve um quadro de apendicite, há risco de morte por infecção generalizada.

Principal órgão do corpo humano, o cérebro é responsável por gerar todos os comportamentos do indivíduo — Hospital Português da Bahia.

Embora cada órgão tenha uma função específica, todos trabalham como uma orquestra, na qual o cérebro é o maestro. Isso ocorre porque o cérebro é o responsável por enviar comandos as outros órgãos e, assim, todos atuam juntos.

Apesar de ter tanta relevância para as nossas defesas, o baço é um órgão dos mais frágeis e pode sair danificado até com uma simples pancada.

Apesar de ser um órgão tão importante, caso seja necessário, o ser humano pode viver sem ele. Diversas situações podem exigir a retirada parcial ou total do baço, em um procedimento geralmente realizado através de laparoscopia, ou, em casos de trauma, de cirurgia aberta.

6 - Músculo piramidal
Não serve para nada além de mover a chamada "linha alba", que vai do ventre inferior até o peito, atravessando o umbigo longitudinalmente.

O sistema excretor é o responsável por eliminar as substâncias tóxicas e os resíduos produzidos pelo nosso corpo. Ele é composto por um conjunto de órgãos, que trabalham em conjunto para cumprir essa função. Os rins são os principais órgãos do sistema excretor.

Considerado a maior glândula do corpo humano e segundo maior órgão, perdendo apenas para a pele, o fígado exerce diversas funções essenciais para o funcionamento do organismo e merece bastante cuidado.

“O evento final aconteceu, ou seja, o coração parou de funcionar, existiu e foi captado um padrão diferente de funcionamento de alta frequência antes e depois.

O terceiro maio é o cérebro, que coordena cada ação simples tomada pelo corpo humano; um processo que reúne as atividades de mais de 100 bilhões de células cerebrais.

Enquanto outros animais podem regenerar a maioria de seus órgãos, em humanos, camundongos e outros mamíferos somente o fígado tem essa capacidade frente à uma lesão ou quando um pedaço é removido.

Atualmente, os médicos declaram a morte a partir do momento em que o coração de um paciente deixa de bater. Quando isso acontece, as funções cerebrais terminam quase de imediato e a pessoa perde todos os seus reflexos.

A cabeça guarda a parte mais sofisticada do nosso corpo: O cérebro, o órgão mais importante do sistema nervoso que controla o corpo todo. Ele é responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo.

O site Medical Transcription criou uma lista que mostra o valor que olhos, rins, ombros e outras partes do corpo humano têm no mercado negro internacional. Caso você esteja disposto a ceder seu baço, pode conseguir uma quantia de US$ 500 (ou R$ 2.050).

Nariz e orelhas nunca param de crescer. O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo torna-se adulto. Daí porque o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem.

Estima-se que um homem adulto possua cerca de 80 órgãos (contando os pares).

Quando o organismo nota que o baço foi retirado, ele irá se adaptar para suprir as funções até então desempenhadas por esse órgão. O fígado, por exemplo, assume o papel na luta contra as infecções e filtra as células vermelhas do sangue. O fígado é o segundo maior órgão do corpo humano.

O baço é responsável por “filtrar” o nosso sangue (mas de uma maneira diferente da que é realizada pelos rins). O que acontece é que ele captura células velhas e as elimina, reciclando o tecido sanguíneo.

Retirada cirúrgica de baço é reconhecida como hipótese de invalidez permanente e deve ser indenizada.