Qual é o órgão mais pesado do nosso corpo?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

Os cinco órgãos mais pesados do corpo humano são os intestinos, com o grosso quantificando 1,8 kg, e o delgado, 1,5 kg; seguidos pelos pulmões, com pouco mais de 1 kg cada um; depois, pelo fígado, com, em média, 1,5 kg; o cérebro, também com cerca de 1,5 kg, e o coração, que geralmente pesa aproximadamente 300 gramas.

A pele é o órgão mais pesado do corpo: a de um adulto pesa entre 4 e 9 Kg!

Uma pessoa com o braço na vertical e o antebraço na horizontal segura um peso de 4 N. O peso do antebraço é de 40 N.

Depois da pele, os cinco órgãos mais pesados do corpo são: intestinos (3,4 quilos – 1,81 o intestino grosso e 1,54 o delgado); pulmões (2,27 quilos – 1,13 cada); fígado (1,45 quilos); cérebro (1,36 quilos) e coração (0,27 quilos).

olho

Um deles é que o olho é a única parte do corpo humano que nunca cresce.

Apesar de ter tanta relevância para as nossas defesas, o baço é um órgão dos mais frágeis e pode sair danificado até com uma simples pancada.

glândula pineal

O menor órgão do corpo humano é a glândula pineal. Tem entre 5 e 8 mm, o tamanho de uma ervilha. Fica no centro do cérebro e é responsável por produzir a melatonina, hormônio que controla o sono.

Os cinco órgãos mais pesados do corpo humano são os intestinos, com o grosso quantificando 1,8 kg, e o delgado, 1,5 kg; seguidos pelos pulmões, com pouco mais de 1 kg cada um; depois, pelo fígado, com, em média, 1,5 kg; o cérebro, também com cerca de 1,5 kg, e o coração, que geralmente pesa aproximadamente 300 gramas.

Pele

Pele: O Maior Órgão do Corpo Humano.

O cálculo é simples: uma cabeça humana pesa 5 quilos, em média. Esse peso é amplificado caso o crânio seja inclinado para baixo, já que o movimento aumenta a força da gravidade, dependendo do grau de inclinação. Com o pescoço inclinado a 60º, o impacto na coluna do usuário chega a 27 kg.

Com tudo o que já explicamos, o normal seria pensar que o cérebro é o órgão mais pesado do corpo, já que é um dos maiores. Mas esta não é a verdade, o órgão mais pesado do nosso corpo é a pele, que nos cobre dos pés à cabeça, sendo também o órgão mais extenso.

Cotoco

Significado de Cotoco: Pessoa sem braços e/ou sem pernas.

É o conjunto de elementos que constitui a estrutura do corpo humano. Pesa entre 3 e 10 quilogramas e compreende 206 ossos. Além de suporte, os ossos também têm a função de proteger os órgãos humanos. Por exemplo, o crânio defende o cérebro e a caixa torácica protege os pulmões e o coração.

Exemplos bastante conhecidos são a medula óssea, a pele, o epitélio intestinal, os músculos e, até mesmo, algumas regiões do cérebro.

Estima-se que um homem adulto possua cerca de 80 órgãos (contando os pares). Mas a medida que a ciência avança, novas estruturas são descobertas. Por exemplo, em 2018 foi descoberto o interstício, que funciona como uma amortecedor para que os tecidos não se rompam.

pernas, o que significa que essa parte do corpo força. mais o colchão.

Graças ao avanço da neurociência, entretanto, foi descoberto que o cérebro é o órgão humano que menos envelhece. Só que isso não minimiza a necessidade de cuidados e hábitos capazes de cooperar na diminuição desse desgaste.

As orelhas e o nariz são formados por um tipo de cartilagem que, ao contrário das que existem no restante do corpo, não se ossifica à medida que o corpo humano cresce.

"A cartilagem da orelha tem 90% do crescimento dela até os 7 anos de idade. Ela para de crescer, assim como a do nariz, até os 21 anos. Depois disso, é só flacidez de pele devido à perda de colágeno" garante o cirurgião Wendell Uguetto.

O corpo humano possui 78 órgãos. Embora alguns, como o coração e o cérebro, sejam completamente vitais, existem outros que não são totalmente fundamentais e sem os quais podemos viver sem. Alguns exemplos são o apêndice, as amígdalas e a vesícula.

Outros órgãos que não são estritamente necessários para a nossa sobrevivência são os reprodutores, tanto das mulheres, quanto dos homens: útero, ovários, testículos e próstata. Eles são essenciais para criar novas vidas, mas é possível viver sem eles.