Qual é o órgão expedidor de Minas Gerais?

Perguntado por: aparis5 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Por exemplo, uma Carteira de Identidade emitida pela SSP de São Paulo será "SSP-SP", de Minas Gerais será "SSP-MG", etc. No Rio de Janeiro, também é emitida pelo Detran-RJ e pelo Instituto Félix Pacheco (IFP). Modelo de carteira de identidade, Governo Brasileiro.

Polícia Civil do Estado de Minas Gerais - PCMG.

Exemplos de órgãos expedidores
O órgão expedidor é o responsável por emitir documentos diversos aos cidadãos. Além da Carteira de Identidade (RG), existem órgãos públicos responsáveis por documentos como Certidão de Nascimento, atestado de antecedentes criminais, carteira de motorista, passaporte etc.

A consulta é feita apenas na sede da Jucemg (Avenida Augusto de Lima n° 1942 - Barro Preto) em Belo Horizonte, em horário agendado. Durante a realização da consulta, o interessado é acompanhado pelo servidor responsável.

Na grande maioria dos casos, quando a informação indicada for Secretaria de Segurança Pública, a sigla do órgão expedidor será SSP seguida da sigla do estado, por exemplo "SSP/SP" para São Paulo.

UF é a abreviação de Unidade Federativa, onde cada estado Brasileiro tem seu código de identificação.

Dessa forma, procure pela aba Atestado de Antecedentes Criminais, no site da Polícia Civil do estado que você deseja ou no site da Polícia Federal e apenas com o número do RG, nome completo e data de nascimento, você consegue emitir um Atestado de Antecedentes.

O mandatário da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado Joaquim Francisco Neto e Silva, confirmou a realização de um novo edital para o cargo de Delegado em 2023. Além disso o chefe da PC MG, confirmou convocações dos aprovados do edital de 2021.

Órgão emissor do RG (carteira de identidade)
Um exemplo é a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada Estado ou Unidade Federativa (UF). Para encontrar o órgão emissor no RG, verifique a informação impressa na parte superior do documento, no lado da foto e da digital.

O órgão expedidor, que também pode ser chamado de órgão emissor, é a repartição ou o órgão público que fica responsável pela emissão de vários documentos. Alguns exemplos: carteira de identidade (RG), passaporte, carteira de motorista, etc.

Indica que um documento está pronto e foi encaminhado ao seu destinatário.

Minas Gerais é um dos 23 Estados que ainda não oferecem a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O novo documento, criado pelo governo federal em 2022, é emitido a partir do CPF, e conta com versões física e digital - ambas tendo a mesma validade em todo o território nacional.

Em Minas Gerais, os RGs podem ter a sigla MG e, mais recentemente, RGM (Registro Geral Mineiro). Mas, na maioria dos Estados brasileiros, são só números, com ou sem dígito verificador no fim.

Em Minas Gerais, o modelo deve passar a ser disponibilizado para a população a partir do mês que vem. "A previsão é que se inicie a emissão do novo formato da Carteira de Identidade Nacional em Minas Gerais durante o mês de agosto de 2022", informou a Polícia Civil.