Qual é o oposto de misógino?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Um indivíduo que pratica a misoginia é considerado misógino. O antônimo de misoginia é conhecido por filoginia, que é o amor, afeto, apreço e respeito pelo sexo feminino.

Misoginia: ódio, aversão e preconceito às mulheres. Filandria: admiração ou amor pelo sexo masculino. "Filandria"não é antônimo de misoginia, mas correlato aposto. O antônimo de misoginia é misandria: o ódio, aversão, preconceito ou desprezo a pessoas do sexo masculino.

“Sexismo é o preconceito ou discriminação baseada no sexo ou gênero de uma pessoa. O sexismo pode afetar qualquer gênero, mas é particularmente documentado como afetando mulheres e meninas.

Como identificar comportamentos sexistas? Os comportamentos sexistas são baseados na discriminação de gênero e podem ser repetidos tanto por homens quanto por mulheres. Ao contrário do que muitos pensam, transfobia, femismo e LGBTQIA+fobia também podem ser considerados comportamentos sexistas tanto quanto o machismo.

O isolamento social, o desprezo pelas pessoas, as variações abruptas de humor, o perfeccionismo, a desconfiança, o sarcasmo e o pessimismo são algumas das características comuns de um misantropo.

A Misantropia ou Antropofobia, ao contrário da filantropia, designa a aversão ou o ódio ao ser humano ou à humanidade em geral seja em nível social, cultural, religioso, econômico, etc. Em outras palavras, a misantropia envolve uma antipatia geral para com a humanidade e a sociedade.

A misandria (independentemente de existir ou não como reacção aos abusos vividos pelas mulheres ao longo da História) corresponde à misoginia, e a toda a fundamentação radical, tratando-se de uma forma hostil e maniqueísta de tentar organizar a sociedade a partir dos géneros.

A maioria dos indivíduos, geralmente, trata a androfobia através de sessões de terapia. A psicoterapia pode ser eficiente na diminuição e controle dos sintomas. Vale ressaltar que uma das formas de abordagem mais utilizadas para o tratamento da androfobia é a terapia comportamental.

A misandria é, então, considerada um tipo de discurso de ódio, que pode levar a crimes de ódio, e por isso fere tanto a Constituição Federal, em seu artigo 5º, quanto os Direitos Humanos, pois ambos rejeitam a discriminação e desigualdade entre sexos e gêneros.

Sob a mão de ferro do movimento fundamentalista Taleban, ser mulher no Afeganistão é sobretudo um ato de resistência.

Já o machismo é um fenômeno cultural que enfatiza “características masculinas” e superioridade dos homens. Algumas das consequências do machismo são a violência (física, verbal e psicológica) e a noção de heterossexualidade como norma.

A misoginia é vista como uma aversão doentia às mulheres. Tal comportamento tem bases psicológicas profundas, sendo até mesmo o reflexo de uma má elaboração da própria sexualidade daquele que a pratica.

O preconceito contra os idosos, chamado de “etarismo”, ainda é um mal muito latente nos dias de hoje. Advindo de estereótipos que fazem parte da construção da sociedade, os preconceitos referem-se à saúde, a capacidade e empenho, idade, fragilidade entre outros.

Enquanto o feminismo é a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres e o machismo desqualifica a mulher, julgando-a um ser inferior ao homem, o sexismo reafirma a diferença entre os sexos, ditando padrões e comportamentos que devem ser seguidos de acordo com o gênero da pessoa.

A palavra sororidade vem do latim, soror, que significa irmã, portanto, carrega a ideia de irmandade feminina. É um substantivo feminino e um conceito, em construção, sobre empatia, solidariedade e acolhimento entre mulheres.

O machismo se refere a uma ideologia que promove a superioridade masculina, enquanto a misoginia é uma atitude de ódio específica em relação às mulheres. Enquanto o machismo pode afetar homens e mulheres, a misoginia é uma forma de discriminação que afeta apenas as mulheres.

O que é assédio sexista? Alternativa em áudio 4 - O que é assédio sexista? O assédio é definido como qualquer tipo de comportamento, intencional ou não, que seja discriminatório por causa de sexo ou gênero e que tenha o efeito de criar um ambiente intimidatório ou degradante.

Misantropa é o feminino de misantropo. O mesmo que: ermitoa, ermitã, solitária, melancólica.

É possível diagnosticar alguém com misantropia? Para a psicologia e a psiquiatria, a misantropia não é uma doença e também não é um termo científico para descrever um estado mental. Portanto, não é possível diagnosticar alguém com misantropia.

Que odeia a humanidade; ANTROPÓFOBO [ Antôn.: filantropo. ]

Continuar lendo O que é algo misógino?