Qual é o oposto de estoicismo?
Não consta que houvessem escrito contra os estóicos. Ao contrário, o estoicismo opõe-se ao epicurismo: surgiu mais tarde e o contradiz.
Qual é a diferença entre o hedonismo e o estoicismo?
A razão no estoicismo é considerada elemento controlador das paixões intensas, já no hedonismo ela é o fio que desemaranha as relações das paixões que causam dor e prazer tendo em vista o equilíbrio: a felicidade almejada pelo humano. No hedonismo, há a distinção entre os desejos naturais e desejos inúteis.
O que os estoicos acreditam?
O estoicismo propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza - o que, para eles, significava viver em harmonia consigo próprios, com a humanidade e com o universo. Para os estóicos, o universo era governado pela razão, ou logos, um princípio divino que permeava tudo.
Por que os estoicos desprezavam o prazer?
Estoicismo. Na mesma época dos hedonistas, Zenão de Cício fundava o pensamento estóico, desprezando os prazeres em geral, por considerar que deles decorrem muitos males. Segundo ele, deve-se buscar eliminar as paixões, que só produzem sofrimento. O homem sábio vive de acordo com a natureza e a razão.
O que defende o epicurismo?
Epicurismo é uma Escola Filosófica criada por Epicuro de Samos em meados do século IV a.C., no período pós-socrático, que afirma que, para atingir um estado de plena liberdade, tranquilidade e libertação do medo, o indivíduo deve manter-se em busca de prazeres moderados.
O que a Bíblia fala sobre o estoicismo?
Os estoicos eram uma vertente filosófica influente durante os períodos helenista e romano que enfatizava a harmonia e resignação diante da natureza. Os estoicos são mencionados em Atos 17:18, junto com os epicureus. Em At 17:28, Paulo cita um poeta estóico, Arato: “Pois nós realmente somos sua geração”.
Quem defendia a ataraxia?
De forma bastante oposta ao epicurismo, o estoicismo defendia a busca da felicidade, a ataraxia, a vida sossegada, por meio da eliminação dos prazeres.
O que é ser hedonista?
Hedonismo vem do grego Hedonê — nome de uma guia, uma daemon ou uma deusa, na mitologia grega, que representa o prazer. Filha de Eros e Psiquê, Hedonê era a representação encarnada de uma vida prazerosa. O hedonismo é uma doutrina, ou filosofia de vida, que defende a busca por prazer como finalidade da vida humana.
O que é hedonismo na Bíblia?
Hedonismo consiste em uma doutrina moral em que a busca pelo prazer é o único propósito da vida. A palavra hedonismo vem do grego hedonikos, que significa "prazeroso", já que hedon significa "prazer".
O que é ataraxia para os estoicos?
O termo grego ataraxía, introduzido por Demócrito (c. 460-370 a. C.), significa tranquilidade da alma, ausência de perturbação. É um conceito fundamental da filosofia epicurista e dos céticos, e pode traduzir-se como imperturbabilidade, ausência de inquietação ou serenidade do espírito.
O que é a afasia e a ataraxia?
Portanto, se estivermos dispostos a aceitá-lo, alcançaremos a afasia, que consiste em não emitir opiniões sobre qualquer tema. Em seguida, entramos no estado de ataraxia (despreocupação) e somente assim, poderemos viver a felicidade.
O que é ataraxia e aponia?
Este é constituído pela ataraxia (ausência de perturbação) e pela aponia (ausência de dor) e ambas podem ser alcançadas na medida em que o homem, por meio do autodomínio, busca a autossuficiência e é capaz de ser feliz e sereno independentemente das circunstâncias.
Como os estoicos identificavam Deus?
O estoicismo por outro lado, entende que o logos governa tudo e está em tudo. Por esta razão, os estóicos identificam o logos com Deus. Como os cristãos, os estóicos acreditam que tudo acontece sob o domínio do logos, e que nada é aleatório: o logos-Deus mantém a harmonia do universo.
É possível ser estoico hoje?
Exemplos de como o estoicismo pode ser usado nos dias hoje:
Conhecer a si mesmo. Controlar a ansiedade. Lidar com a insegurança.
Como vivem os estoicos?
Para os estoicos, então, viver pela virtude é colocar algumas delas em prática, como a sabedoria, justiça, coragem e autodisciplina ou temperança. É vivendo dessa maneira que se alcança uma boa e digna vida. Não importam seus bens materiais ou títulos e status, pelo contrário, algumas riquezas podem ser opressivas.