Qual é o oposto de absoluto?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

O contrário de absoluto é: 1. relativo, parcial, condicional, incompleto, segmentário, fragmentário, fracionário.

O contrário de oposto é: Contrário de contrário: 1. igual, idêntico, parecido, semelhante, análogo, próximo, equivalente, correspondente, similar, aproximado, afim, uniforme, congênere, parelho, pariforme.

O contrário de exemplo é: Principais antônimos de exemplo: 1. prêmio, recompensa, absolvição, perdão, anistia, amnistia, consolo, dispensa, esquecimento.

O valor absoluto de um número não depende da posição em que o número se encontra, representa um valor sozinho. Por exemplo: O valor absoluto do algarismo 9 no número 986 é 9. O valor relativo de um número depende da ordem em que o algarismo se encontra.

1 referente, alusiva, respeitante, tocante, relacionada, concernente, pertencente, pertinente, atinente. Que corresponde, exprimindo relação: 2 correspondente, proporcional, equivalente, compatível, conforme, congruente, consonante, proporcionada, aparentada, conexa, ligada.

1 completo, cabal, acabado, global, integral, inteiro, perfeito, pleno, rematado, total. Que não depende de nada: 2 independente, incondicional, soberano.

Que não possui limites (poder absoluto).

O ser absoluto, embora faça proceder de si os princípios constitutivos do ente, não muda absolutamente nada em si mesmo, continua sendo tudo e totalmente imutável em si mesmo" (1). Aqui cai justamente no que quer evitar, a ideia absoluta e imutável.

O oposto ou simétrico de + 5 é – 5.

O número oposto ou simétrico de - 6 é + 6.

+18, se o sinal de +18 é positivo, então, o oposto dele vai ter sinal negativo: -18. Resposta = -18.

“Mal” é antônimo de “bem”. Já “mau” é antônimo de “bom”.

O contrário de amor é: Contrário de afeição: 1. aversão, antipatia, desafeto, desafeição, desapreço, desprezo, desamor, detestação, malquerença, inimizade, ódio, raiva, repulsa, horror, hostilidade, abominação, animosidade, execração, fobia, animadversão.

No âmbito comportamental, costuma-se usar a expressão "pessoa relativa" para se referir ao indivíduo que possui um comportamento flexível em relação a suas ações e decisões.

1. Que tem relação, que não é alheio a: nascer e morrer são termos relativos. 2. Não tomado em sentido absoluto.