Qual é o olho mais raro do mundo?

Perguntado por: upires8 . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Olhos verdes são tão raros que apenas 2% da população mundial possuem essa característica. No entanto, de acordo com pesquisadores, em alguns lugares do mundo, os olhos castanhos são mais incomuns do que os verdes.

Você sabia que olhos verdes são os mais raros do mundo? Apenas cerca de 2% da população mundial possui essa coloração obtida por meio de dois fatores: a quantidade de melanina e a forma como a luz se espalha pelos olhos.

Os olhos violetas existem. Não são somente características das lentes de contato. A cor é considerada a mais rara de todas e muitas vezes é confundida com o azul profundo. Uma famosa atriz de Hollywood foi presenteada ao nascer com os olhos violetas.

Porque olhos verdes são os mais raros do mundo
Olhos verdes são tão raros que apenas 2% da população mundial possuem essa característica. No entanto, de acordo com pesquisadores, em alguns lugares do mundo, os olhos castanhos são mais incomuns do que os verdes.

Pois é, a resposta é sim! Os olhos podem mudar de cor em algumas pessoas, de acordo com a genética e a quantidade de melanina na íris. Antes de tudo, precisamos saber que a cor dos olhos é uma característica cuja herança genética é poligênica, o que significa que vários genes atuam na definição desta cor.

As cores mais raras e exóticas. Embora fiquemos admirados quando vemos pessoas com olhos azuis, essa cor não é uma das mais raras que existe. No Brasil, predominam as variações da cor castanha para os olhos, por isso ainda nos surpreendemos com o tom azul.

Essa cor ocorre devido a uma maior concentração de um pigmento chamado "liprocomo". Essa é uma cor é extremamente rara, ocorre com mais frequência na Europa, partes da Ásia e aqui no Brasil. Essa coloração realmente é notável, se você tem essa cor de olho agradeça aos deuses pela sua sorte.

A cor da esclera é impactada pela concentração de melanina. A cor amarelada é muito comum em negros, mas em se tratando de Brasil e seu caldeirão de miscigenação, hoje é encontrada em vários biotipos distintos por aqui.

Menos de 1% da população global possui olhos violetas ou vermelhos. Uma pessoa pode aparentar tal característica quando elas não possuem pigmentação nos olhos, e a luz reflete nos vasos sanguíneos.

Japoneses, coreanos e chineses são descendentes de povos que viveram na Sibéria. Japoneses, coreanos e chineses possuem uma camada de gordura embaixo na pálpebra que faz com que esse pedaço de pele se projete para a fora. É o que se chama de “olho puxado”.

Use delineadores pretos ou mesmo marrons bem rente aos cílios superiores e inferiores. Nos cantinhos, o traço pode ser maior para que o olho seja alongado, em vez de arredondado. Se você não gosta de carregar em cores escuras perto dos cílios inferiores, os tons neutros de sombra ou lápis branco estão liberados.

Para identificar o formato do seu olho, é preciso se atentar a alguns detalhes, como, por exemplo, se você consegue ver alguma ruga acima da pálpebra, caso esta ruga não for visível, você tem olhos tipo monólidos.

Fazer compressa com gelo
É a medida mais indicada a se tomar, principalmente na hora em que o machucado ou impacto aconteceu, até as próximas 48h. Fazer compressas com gelo por cerca de 20 minutos (ou até que a dor pare, no caso de haver dor) ajuda a reduzir também o inchaço e o aspecto roxo.

Qualquer contusão na órbita ocular ou nas áreas ao redor pode danificar pequenos vasos sanguíneos sob a pele e fazer com que haja um extravasamento, o que leva ao desenvolvimento de um olho roxo.

A esclera azul é causada por afinamento ou transparência do colágeno da esclera com visualização da úvea subjacente.

A técnica consiste em uma breve intervenção com laser, que não ultrapassa 20 segundos, na camada de pigmento castanho da íris. Apesar da rapidez, a coloração do olho não é alterada no mesmo instante, pois o processo natural do corpo de remoção do pigmento leva algumas semanas.

Olhos pretos
O fato é que um tom tão escuro, só existe em 1% da população. Oposto aos olhos vermelhos, âmbar, azuis ou verdes, os pretos resultam do excesso de melanina.