Qual é o objeto maior do mundo?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Em primeiro lugar, é um avião de carga, tem 92 metros de comprimento - mais 18 metros do que os gigantes das fabricantes Airbus, o A380, e da Boeing (747-8) -, 20 mil quilos, 6100 metros de altitude e atinge 148 quilómetros por hora. Ao todo conta com quatro motores e pode voar ininterruptamente por cinco dias.

Cientistas também estão sujeitos a erro e a viés. As maiores estruturas do universo hoje têm medidas exorbitantes. A atual recordista é a Hercules-Corona Borealis Great Wall, com quase 10 bilhões de anos-luz de comprimento, descoberta também em 2013, mas anunciada após a revelação do LQG.

Como não dá para medir (nem pesar) o Universo inteiro, os astrônomos calcularam a densidade de partes conhecidas e a assumiram como representação de todo o espaço. Como os valores alcançados eram até cinco vezes menores do que o tal 0,00188 g/cm3, a conclusão inicial é de que o Cosmos é infinito.

1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra. Sua localização aparente está na constelação de Cão Maior.

Com seus 12,7 bilhões de anos, o PSR B1620-26 b é o mais velho planeta conhecido. Ao que parece, esse gigante gasoso com uma massa 2,5 vezes superior à de Júpiter, sempre existiu. Nosso universo tem 13,8 bilhões de anos, somente 1 bilhão de anos mais antigo.

Alcyoneus

Astrônomos encontraram a maior galáxia já registrada pela ciência. Localizada a cerca de 3 bilhões de anos-luz de distância, a Alcyoneus, como foi batizada, é uma rádio galáxia gigante que atinge 5 megaparsecs no espaço, o que significa que ela tem 16,3 milhões de anos-luz de comprimento.

Trata-se da Orionídeas, gerada por resquícios do cometa Halley. É um acontecimento muito aguardado por astrônomos e que poderá ser observado a olho nu, desde que o céu esteja limpo, de qualquer canto do Brasil. O fenômeno é conhecido por criar espetáculos com até 30 meteoros por hora.

O quasar que parece ser mais brilhante no céu é 3C 273, na constelação de Virgem. Ele tem uma magnitude aparente de 12,8 (brilhante o suficiente para ser visível através de um telescópio médio, mas tem uma magnitude absoluta de -26,7. De uma distância de 33 anos-luz, este objeto brilharia no céu tanto quanto nosso Sol.

Existem mais de 5.000 mundos além do nosso sistema solar, diz Nasa.

A menor coisa do mundo é uma partícula chamada quark. Mas, há diversos outros objetos, miniaturas, que de tão pequenos vão te surpreender.

Kepler-37b, como é chamado, é ainda menor que Mercúrio, o menor planeta do Sistema Solar. O nome vem da estrela Kepler-37, a qual o planeta orbita.

13 bilhões de anos que a luz levou para chegar até nós, o Universo se expandiu e agora está a impressionantes 28 bilhões de anos-luz de distância.”

A ciência em geral aceita a teoria do Big Bang: o momento, há cerca de 13,8 bilhões de anos, no qual uma grande explosão de luz fez com que uma densa esfera da matéria se expandisse, tornando-se cada vez mais leve e diluída, gerando um Universo em expansão continua.

Como o espaço é um vácuo quase perfeito - o que significa que tem muito poucas partículas - não há virtualmente nada no espaço entre as estrelas e os planetas para espalhar a luz para nossos olhos. E sem luz atingindo os olhos, vemos o preto.

270 graus C

O espaço é um lugar muito frio. A temperatura certa no vácuo e longe de qualquer astro é de cerca de -270 graus C. Essa temperatura seria suficiente para congelar o hidrogênio na Terra - mas ainda está alguns poucos graus acima do que é considerado o "zero absoluto" - o ponto mais frio possível.