Qual é o objeto de estudo do historiador?

Perguntado por: umoura . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

O objeto de estudo do historiador é o desenvolvimento das sociedades humanas no espaço e no tempo. Esse desenvolvimento é o resultado de bilhões de ações individuais.

Seu trabalho envolve pesquisa, estudo e preservação de fontes históricas. Para isso, o profissional utiliza de métodos da historiografia, termo que se refere à escrita da história, processo pelo qual o especialista pode traçar toda a trajetória humana dentre a história.

O objeto de estudo da história são as ações da humanidade, ao longo de sua existência. Tais estudos são feitos através da observação de vestígios intencionais ou não, da análise de documentos, entre outros métodos.

O historiador é um especialista, que narra e conta a história. Então, o que ele faz? Dedica-se a estudar o homem desde a época mais remota até os dias atuais. Entre outras coisas, a história nos permite também uma melhor compreensão de outras civilizações.

R$ 2.659,50

O salário médio de um Historiador no Brasil é de R$ 2.659,50. Os estados onde a profissão de Historiador têm os melhores salários são Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

Os documentos históricos são chaves para o trabalho do historiador; são chamados também de fontes históricas. O historiador as utiliza para compreender e comprovar o que ocorreu em determinado tempo, segundo o recorte de sua pesquisa.

O estudo da história, portanto, tem a importância de dar, sobretudo, suporte compreensivo às pessoas, para que ajam com maior prudência, civilidade e tolerância, em seu meio e em situações estranhas à sua cultura.

Para exercer a profissão, o historiador deve ter um diploma de nível superior em História, na modalidade licenciatura ou bacharelado, ou contar com uma pós-graduação na área, oferecida por uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

A história estuda as mudanças e permanências ocorridas na sociedade. Procura perceber o modo como às pessoas viviam nos tempos antigos e como vivem hoje, bem como a relação entre aqueles tempos e os tempos atuais. Ou seja, a história estuda o tempo passado e também o presente.

ENTÃO, AFINAL O QUE É OBJETO DE ESTUDO? O objeto de estudo consiste nessa especificação do tema de pesquisa. Ou no ponto de vista pelo qual se analisará o tema da pesquisa. Em outras palavras, o objeto de estudo é o afunilamento do tema.

Um dos principais objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado também é importante para a compreensão do presente.

O grande objeto de estudo da História, enquanto ciência, é o passado, que pode se dar por meio da "leitura" através de muitas "janelas" diferentes, que também servem de objetos da História, tais como lendas, relatos orais, ferramentas, vestígios arqueológicos e documentos.

Assim, podemos dizer que, além dos documentos escritos, o historiador pode se utilizar de pinturas, esculturas, fotos, vídeos, canções, ruínas, roupas, etc. Além dessa expansão nas fontes materiais, o imaterial também se tornou fonte histórica, e a utilização dos documentos escritos se ampliou.

O que faz um historiador
Dar aulas de História em escolas públicas e privadas, no ensino fundamental e médio. No ensino superior, pode lecionar nos cursos de História, Arquitetura e Urbanismo, Museologia. Desenvolver pesquisas em universidades e instituições culturais.

Para ser historiador, primeiramente é preciso se graduar em história. O curso superior nessa área dura cerca de quatro anos e os estudantes podem optar por fazer na modalidade bacharelado (mais focado para a pesquisa) ou licenciatura (focado no magistério).

4 anos

A duração do curso de História é em média de 4 anos!
São 3.200 horas no total, o que inclui o aprendizado em sala de aula e os estágios supervisionados que são necessários para que os alunos possam se formar.

Como estudar história? 6 dicas para aprender da melhor forma

  1. Monte um plano de estudos para a matéria.
  2. Faça resumos.
  3. Adote técnicas de memorização.
  4. Assista a videoaulas.
  5. Assista a filmes e documentários.
  6. Resolva exercícios.

Heródoto

Heródoto, pai da História.

Tipos de fontes históricas

  • Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos.
  • Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas.
  • Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.
  • Registros orais: testemunhos pessoais transmitidos oralmente.