Qual é o objeto de estudo da Psicologia Social?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

[4] “A psicologia social é o estudo científico da interdependência, da interacção e da influência entre as pessoas. A interdependência reflecte o facto de que a maior parte das coisas que uma pessoa deseja não pode ser obtida sem a colaboração de outras pessoas.

A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano.

A Psicologia Social estuda a relação do indivíduo com a sociedade. Ela observa comportamentos (ou suas intenções), nos momentos em que estamos cercados de outras pessoas. Uma de suas principais ideologias é que nosso comportamento é diferente quando estamos sozinhos e quando estamos em comunidade.

A psicologia social aborda as relações entre os membros de um grupo social, portanto se encontra na fronteira entre a psicologia e a sociologia. Ela busca compreender como o homem se comporta nas suas interações sociais.

Psicologia é a área da ciência que estuda a mente e o comportamento humano e as suas interações com o ambiente físico e social. A palavra provém dos termos gregos psico (alma) e logía (estudo). O objetivo da psicologia é diagnosticar, compreender, explicar e orientar a mudança de comportamentos humanos.

Seu objeto de estudo era a estrutura consciente da mente e do comportamento, sobretudo as sensações.

as correntes teóricas se referem às correntes conceituais/abordagens da psicologia social que foram mais especificadas, dentre elas a psicologia social crítica, psicologia sócio-histórica, teorias cognitivas, construcio- nismo social, psicossociologia, a teoria de lewin.

A autora expõe que o desenvolvimento dessa vertente na América Latina ocorreu por meio de primeiras influências, influências mais centrais e por relações interinfluentes, entre três correntes: a Psicologia Social comunitária, ela mesma; a Psicologia da Libertação (Martín-Baró, 1998); e a Psicologia Social crítica (Lima ...

Wilhelm Wundt

Wilhelm Wundt (1832-1920) é geralmente celebrado nos manuais de história da psicologia como o fundador da psicologia científica.

Wundt defende que o objeto de estudo da Psicologia é a experiência consciente imediata, composta de elementos mentais básicos que podem ser divididos em sensações e sentimentos.

R$ 2.736,39

O salário médio de um Psicólogo no Brasil é de R$ 2.736,39.

É correto afirmar sobre a psicologia social. A psicologia social é a única a poder responder as questões sociais humanas. A Psicologia Social é a única capaz de assumir a especificidade da natureza histórico-social do ser humano. O homem é um sujeito histórico e transformador da sociedade.

Por conta disso, a psicologia social pode ser perfeita para o ramo da educação, como em escolas e universidades. Ainda, é possível atuar igualmente em agências e empresas privadas e do governo, além de organizações não governamentais (ONGs).

O interesse central da pesquisa dentro da área da Psicologia Social é perceber as intersecções entre as estruturas sociais, os grupos sociais, a cultura, a história e as relações que as pessoas constroem e passam a ser construídas por elas.

Lane (1981) escreve que o início da Psicologia Social remonta ao século XIX, sendo o filósofo francês Augusto Conte considerado o pai desta ciência.

A Sociologia é uma ciência social que estuda o comportamento social, relações sociais e processos sociais nas sociedades criadas a partir da Modernidade capitalista.

O que é a Psicologia do Desenvolvimento? Psicologia do Desenvolvimento é uma disciplina que se dedica a estudar as mudanças – ou a ausência delas – que atingem as pessoas no decorrer de suas vidas.

Para Farr, a Psicologia Social tem origem nos estudos comparativos que Wundt (1832-1920) desenvolveu acerca da Psicologia dos Povos, Völkerpsychologie, na Universidade de Berlim, entre 1900 e 1920. Völkerpsychologie, estuda as origens da mente pela língua e a cultura, as quais pertencem às ciências humanas e sociais.

O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas. A teoria da psicanálise, também conhecida por “teoria da alma”, foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud (1856 – 1939).

A ênfase maior dada ao indivíduo ou à sociedade fez com que diferentes autores (House, 1977; Stephan & Ste- phan, 1985) começassem a defender a existência de duas modalidades de Psicologia Social: a Psicologia Social Psicológica e a Psicologia Social Sociológica.