Qual é o objeto de estudo da linguística?

Perguntado por: vmesquita4 . Última atualização: 24 de maio de 2023
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Linguística é a ciência que estuda a linguagem verbal humana com base em observações e teorias que possibilitam a compreensão da evolução das línguas e desdobramentos dos diferentes idiomas. Ela é responsável também pelo estudo da estrutura das palavras, expressões e aspectos fonéticos de cada idioma.

O objetivo da linguagem é a comunicação, por isso, a linguagem combina signos linguísticos, organizados de acordo com um padrão, o que torna possível o ato de comunicar. Os signos linguísticos resultam em um significante e um significado. Significante é o que reconhecemos quando ouvimos uma palavra.

Resposta: A linguística é a ciência responsável pelo estudo da linguagem humana. Seu reconhecimento como campo científico inicia, especialmente, com a publicação do livro “Curso de Linguística Geral”, em 1916, o qual aborda os principais pressupostos do estruturalismo fundado por Saussure.

A linguística é o meio de conhecimento da língua, mas devemos ter em mente que é através dela que se estuda a maneira como a língua está sendo posta em prática na sociedade, ou seja, a linguística desenvolve seus estudos para que possamos entender as interações humanas por meio da língua.

Podemos dividir a história da linguística textual em três grandes fases, que são: 1. análise transfrástica; 2. gramáticas textuais; 3. teoria ou linguística dos textos.

Interessa esclarecer, também, que a língua/la langue - objeto da Linguística - é “ao mesmo tempo integral [“um todo em si mesma”] e concreto” (idem, ibidem).

A disciplina Lingüística Geral tem como principais objetivos a com- preensão dos conceitos básicos que envolvem os estudos lingüísticos; a diferenciação de suas principais correntes e o conhecimento dos teóricos basilares e de seus textos fontes.

Em A linguagem, objeto de conhecimento, descobriremos a força emancipatória contida no ato de falarmos sobre a nossa própria fala. Ao fazê-lo, a linguística desconstrói preconceitos e reduz discriminações, demonstrando que não existe uma língua superior a outra e que todas as línguas mudam no tempo e variam no espaço.

  • Nível 1: Norma culta/padrão.
  • Nível 2: Linguagem coloquial/informal/popular.
  • Nível 3: Linguagem regional/regionalismo.
  • Nível 4: Gírias.
  • Nível 5: Linguagem vulgar.

Linguagem é um processo de comunicação que pode ser oral, escrito, digital etc. Ela apresenta função emotiva, poética, conativa, referencial, fática ou metalinguística. Existem diversas formas de linguagem, que pode ser utilizada para várias finalidades.

Para se tornar um linguista, é necessário fazer faculdade específica de Linguística, que se diferencia da de Letras. O profissional graduado em Letras, por exemplo, dedica-se à história e ao funcionamento de línguas, enquanto o profissional de Linguística estuda a descrição e análise dos idiomas.

A estrutura linguística é formada pela: coesão; coerência; tipologia textual.

na história de um idioma, as variedades indicam o empobrecimento progressivo da linguagem. no contexto social, alguns traços de variação linguística recebem mais carga de avaliação negativa que outros. na escrita, não se admite qualquer variação linguística, pois somente na modalidade oral é que isso pode verificar-se.

Existem quatro tipos de variantes linguísticas: as variações diatópicas (geográficas), variações diacrônicas (históricas), variações diastráticas (grupos sociais), variações diafásicas (formal x informal). São as variações relacionadas ao espaço geográfico em que estão inseridas.

Os níveis de linguagem, ou níveis de fala, são os registros da linguagem utilizados pelos falantes, os quais são determinados por vários fatores de influência.

As funções da linguagem são: função emotiva ou expressiva (centrada no emissor), função conativa ou apelativa (centrada no receptor), função poética (centrada na mensagem), função referencial ou denotativa (centrada no assunto), função fática (centrada no canal) e função metalinguística (centrada no código).

“A língua é um sistema de signos que expri- mem ideias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares etc”. (SAUSSURE, 1974, p. 24). Cabe, então neste momento, a explicação do que é o signo linguístico, na visão do referido teórico.