Qual é o objeto de estudo da Gestalt?

Perguntado por: mesteves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

A Teoria da Gestalt estuda a percepção e a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e como este é percebido pelo sujeito.

As leis básicas da Gestalt são: Semelhança. Proximidade. Continuidade.

A Gestalt entende que é de suma importância a disposição em que são apresentados à percepção os elementos unitários que compõem o todo. Uma de suas formulações bastante conhecidas é a de que "o todo é diferente da soma das partes".

Assim, aqui-agora, na abordagem gestáltica, diz respeito à experiência individual do momento presente, atual. A GT consiste em um modelo psicoterápico que enfatiza a experiência individual do momento presente (aqui-agora) e seu papel matricial na autorregulação e ajustamento criativo do sujeito ao seu contexto de vida.

As principais técnicas da terapia Gestalt são a da cadeira vazia, a dramatização, a discussão dos sonhos, o diálogo e expressões não verbais. A aplicação da técnica mais adequada na sessão de psicoterapia depende de cada caso e da questão que se pretende trabalhar.

As Leis Básicas da Gestalt são: Semelhança, Proximidade, Continuidade, Pregnância, Fechamento e Unidade. Lei da Semelhança: imagens similares tendem a se agruparem entre si, de acordo com a percepção da mente humana.

A Gestalt diz que elementos que estão visualmente conectados são percebidos como mais relacionados do que elementos sem conexão. Isso significa que 2 figuras idênticas em um layout, quando desconectadas, são vistas diferentemente do que as suas figuras disformes ligadas por uma linha.

Aqui estão os princípios de Gestalt:

  • Proximidade;
  • Similaridade;
  • Continuidade;
  • Fechamento;
  • Figura-fundo;
  • Região comum;
  • Ponto focal.

A Gestalt é uma teoria fundada pelo psicólogo Max Wertheimer como uma pesquisa de orientação, compreensão e interpretação da nossa visão e da forma como enxergamos as coisas.

A gestalt tem muito uso na área de design, porque ajuda a entender como o mundo recebe as ideias e formas. Podemos ver também a gestalt na área clínica, na área hospitalar, no Coaching, nos recursos humanos, na educação com a gestaltpedagogia e em atendimentos diversos como apoio a idosos, psicossomática, etc.

Pessoas com problemas crônicos de personalidade ou que buscam conhecer suas camadas mais profundas podem se dar muito bem com a Psicanálise. Quem busca um autoconhecimento profundo, mas quer ter um contato mais direto com o terapeuta, pode escolher a terapia junguiana.

O Gestalt-terapeuta utiliza-se de dois pontos básicos para apoio na prática clínica: a abordagem dialógica e o método fenomenológico. A postura dialógica tem importância devido ao estabelecimento de vínculo entre terapeuta e cliente.

A Gestalt salienta a importância da percepção no processo de aprendizagem. A aprendizagem é explicada como um insight, uma revelação, que pode ser entendido como uma organização súbita do campo perceptivo a fim de configurar uma totalidade. O insight ocorre quando se percebe a relação entre o estímulo e o campo.

De acordo com os gestaltistas, o comportamento do homem deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo. Esse fenômeno da percepção é norteado pela busca de fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõem uma figura (objeto).

Ele irá apenas ajudar o cliente a se perceber, a ficar aware do que ele sente e pensa; aware do que faz consigo mesmo e de como é sua relação com o mundo. O Gestalt-terapeuta é somente um facilitador para que o cliente se conheça e se perceba. Essa é sua principal função.

Pensar no papel do terapeuta na relação terapêutica em Gestalt-terapia, é pensar em algo que se constituiu ao longo do tempo, de acordo com o desenvolvimento da teoria que é a base do trabalho desse terapeuta.

A Gestalt terapia enfatiza o aqui e agora. Pode ser conduzida individualmente ou em grupos. D O terapeuta é ativo e diretivo e a ênfase é dada na pessoa como um todo. O terapeuta procura tornar a pessoa ciente dos seus sentimentos por meio de uma série de técnicas.

Para a Gestalt-terapia, quando o indivíduo está ansioso, houve uma interrupção da excitação. Este termo significa energia para a Gestalt. Esta energia não é apenas interna, mas está relacionada ao “mundo” da pessoa. O surgimento desta excitação/energia está atrelado a algum “objeto” do mundo.