Qual é o objeto de estudo da Geografia Humana?

Perguntado por: elacerda . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

A geografia humana tem como objeto diversas questões acerca da realidade: o estudo da superfície terrestre, o comportamento do homem à superfície da Terra, a organização espacial e a localização dos homens e das atividades.

A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.

As quatro disciplinas que compõem as Ciências Humanas e suas tecnologias são:

  • História;
  • Geografia;
  • Filosofia;
  • Sociologia.

A área das Ciências Humanas e Sociais tem como foco o estudo do ser humano enquanto indivíduo e como parte da sociedade. É um campo do saber que estuda as relações das pessoas com os meios ambiente, social, cultural e político.

A Geografia, considerada uma ciência humana, assim como várias outras ciências, busca sua identidade através de conceitos, que por eles mesmos, contribuem na formação e fortalecimento do que seriam os objetos de estudo de cada ciência, seja ela humana, exata ou da natureza.

A Geografia estuda o espaço geográfico, ou seja, todo o espaço terrestre produzido pelo homem ou que possui direta ou indireta relação com este. Sendo assim, o estudo das sociedades urbana e rural, o uso e apropriação dos recursos naturais e as dinâmicas naturais fazem parte dos estudos geográficos.

Ramos da geografia

  • Geografia física.
  • Geografia humana.
  • Geografia ambiental.
  • Geografia matemática.
  • Geografia regional.

Por ter um campo de atuação muito amplo, pois estuda tanto fenômenos naturais, como humanos e achou-se por bem dividir a Geografia em dois grandes grupos, para facilitar seu entendimento e seu ensino. Assim, hoje temos a Geografia Física e a Geografia Humana.

Resposta: A Geografia é uma ciência que tem por objetivo o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos significativos na paisagem. Também estuda a relação recíproca entre o homem e o meio ambiente (Geografia Humana).

O espaço geográfico é o objeto de estudo da Geografia.

Por meio da geografia, nas aulas dos anos iniciais do ensino fundamental, podemos encontrar uma maneira interessante de conhecer o mundo, de nos reconhecermos como cidadãos e de sermos agentes atuantes na construção do espaço em que vivemos. E os nossos alunos precisam aprender a fazer as análises geográficas.

As Ciências Humanas protegem contra a ignorância, o medo e a incompreensão que podem levar ao ódio e a uma sensação de alteridade. Estudar populações e culturas diferentes é um passo vital para a criação de justiça social e igualdade.

As Ciências da Humanas e Sociais são áreas que estudam a humanidade e sua sociedade. Exemplos incluem antropologia, história, direito, psicologia, sociologia, filosofia, ciência política, economia, serviço social, comunicação, teatro, religião e teologia.

Na prática, as ciências sociais e humanas utilizam o método na investigação científica sobre a realidade social, ou seja, na aplicação de técnicas de pesquisa científica a situações e problemas concretos em um contexto social, para os quais se buscam respostas e novos conhecimentos.

As ciências humanas surgiram no século 19, durante a segunda fase da Revolução Industrial na Europa. Muito antes disso, os saberes relativos ao estudo do ser humano já estavam presentes nas reflexões de filósofos clássicos e historiadores.

Ainda hoje as ciências sociais são divididas em três áreas: a antropologia, voltada para o estudo da diversidade cultural e da dimensão simbólica da vida social; a ciência política, centrada nos temas do poder e a sociologia, voltada para o estudo das relações em sociedade.