Qual é o objeto de conhecimento da Educação Física?

Perguntado por: laragao . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Tem como objetivos abordar a educação sobre a prática de exercícios físicos, a recreação através dela, o treinamento desportivo e a promoção da saúde por meio da prática de atividades físicas.

Objeto de conhecimento: anteriormente conhecido como conteúdo, diz respeito aos assuntos abordados ao longo de cada componente curricular, ou seja, aquilo que será o meio para o desenvolvimento das habilidades. Objetos de conhecimento, em Ciências, podem ser “Seres vivos no ambiente”, “Plantas”, “Usos do solo” etc.

A habilidade EF12EF01 consiste em: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

Os Conteúdos Estruturantes propostos para a educação física na educação básica são: Esporte; Jogos e brincadeiras; Ginástica; Lutas; Dança.

Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

O objeto da educação, cientificamente considerado, não diz respeito ao ser das coisas mas ao agir humano, recaindo sobre as relações conceptuais da atividade que se dirige à formação da personalidade.

A disciplina é um conjunto de regras que servem para o bom andamento da aprendizagem escolar, é uma questão de qualidade nos relacionamentos humanos, principalmente entre professor e aluno.

Através desse estudo foi possível concluir que os principais objetivos da Educação Física foram: a promoção da saúde e a socialização e que a mesma foi considerada de grande importância pela comunidade escolar. Também a maioria considerou que as aulas de Educação Física estão sendo desenvolvidas como deveriam.

Os objetos de aprendizagem são todo e qualquer recurso utilizado para apoiar a aprendizagem do aluno. Como por exemplo: textos, vídeos, áudios, animações, etc. Além disso, essas mídias são digitais.

A habilidade EF05MA07 consiste em: Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

A habilidade EF35LP07 consiste em: Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o ...

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

Álgebra (EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Objeto de conhecimento: Estratégia de leitura
Habilidade: (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

[...] a Educação Física é uma prática pedagógica que, no âmbito escolar, tematiza formas de atividades expressivas corporais como: jogo, esporte, dança, ginástica, formas estas que configuram uma área do conhecimento que podemos chamar de cultura corporal.

A faculdade de Educação Física é uma ótima opção de carreira para aqueles que têm interesse na área da saúde e bem-estar. Formar-se nesta área significa adquirir conhecimentos profundos sobre anatomia, fisiologia, nutrição, treinamento, lesões, prevenção de lesões e reabilitação.

A BNCC categoriza as práticas corporais em seis unidades temáticas que aparecem ao longo de todo o Ensino Fundamental. Segundo a Base, é fundamental que os alunos tenham contato com o maior número possível de práticas e que todos estejam preparados para acolher a diversidade que representam.

Conheça as seis unidades temáticas:

  • Brincadeiras e Jogos. Atividades organizadas pelas crianças, muitas vezes de forma espontânea, com regras definidas e um contrato coletivo – porquanto todos concordam em seguir as regras. ...
  • Esportes. ...
  • Ginástica. ...
  • Danças. ...
  • Lutas. ...
  • Práticas corporais e aventura.

O que são competências? Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Siga os passos para definir o objeto de estudo:

  1. 1 – Defina o tema geral. O tema geral nada mais é do que um tema amplo que você deseja pesquisar. ...
  2. 2 – Faça recortes. ...
  3. 3 – Encontre o recorte que mais te interessa. ...
  4. 4 – Avalie a viabilidade. ...
  5. 5 – Escreva uma frase curta e precisa.