Qual é o objeto de conhecimento?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Objeto de conhecimento: anteriormente conhecido como conteúdo, diz respeito aos assuntos abordados ao longo de cada componente curricular, ou seja, aquilo que será o meio para o desenvolvimento das habilidades.

A criança deve explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, relacionamentos, histórias, objetos e elementos da natureza, dentro e fora da escola. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre artes, escrita, ciência e tecnologia.

Escuta atenta (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

Objeto de conhecimento: anteriormente conhecido como conteúdo, diz respeito aos assuntos abordados ao longo de cada componente curricular, ou seja, aquilo que será o meio para o desenvolvimento das habilidades. Objetos de conhecimento, em Ciências, podem ser “Seres vivos no ambiente”, “Plantas”, “Usos do solo” etc.

substantivo masculino Coisa material que pode ser percebida pelos sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar): uma bola é um objeto, um lápis é um objeto, um celular é um objeto.

Os objetos de aprendizagem são todo e qualquer recurso utilizado para apoiar a aprendizagem do aluno. Como por exemplo: textos, vídeos, áudios, animações, etc. Além disso, essas mídias são digitais. É normal, também, que esses objetos sejam reutilizados.

O Que é a BNCC? A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

São elas: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino religioso.

Como definir objetivos de aprendizagem

  1. Identificar o período de tempo e público-alvo.
  2. Usar um verbo de ação.
  3. Descrever a tarefa específica que o aluno terá que realizar.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Na Educação Infantil é fundamental, para as aprendizagens e o desenvolvimento de habilidades, que as crianças tenham oportunidades de ricas e diversificadas experiências que lhes possibilitem construir, ampliar e utilizar conhecimentos.

Pensando de forma mais prática, podemos entender os objetos digitais de aprendizagem como qualquer conteúdo que seja utilizado para apoiar o aprendizado. Ou seja, são facilitadores do processo de ensino.

A habilidade EF12EF01 consiste em: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

Objeto de conhecimento: Escuta atenta
Habilidade: (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Uma bola, um caderno ou mesmo um brinco pode ser um objeto, posto que são elementos palpáveis e sobre os quais uma pessoa pode manter o seu foco. De igual modo, uma espada que esteja presa numa rocha é também um objeto.

Logo, e-books, imagens digitais, podcasts, vídeos on-line, portais de conteúdo, simulações, softwares, jogos digitais, entre outros, são todos exemplos de objetos de aprendizagem, desde que tenham potencial para trabalhar na apropriação de conceitos.

Existem quatro tipos de conhecimentos: empírico, científico, filosófico e religioso.

Saiba como definir seu objeto em um projeto de pesquisa

  1. O tema é diferente do objeto. Definir o objeto de estudo é algo que pode ser pensado em etapas. ...
  2. É preciso delimitar o objeto. ...
  3. Quanto mais específico melhor. ...
  4. Você não precisa estudar algo inédito ou "grandioso" ...
  5. Objetos iguais podem resultar em trabalhos diferentes.

É preciso delimitar o objeto
Não existe um padrão para a forma de delimitação do objeto. “Isso é uma questão pessoal do pesquisador e de entender quais são os objetos dentro daquele universo que são mais relevantes”, explica Alanna.