Qual e o objetivo principal da Enciclopédia?

Perguntado por: ecosta5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

A enciclopédia tinha como elementos norteadores a liberdade individual, comercial, industrial, de pensar, escrever e publicar; oposição clara às ideias religiosas e ao absolutismo político, que eram considerados obstáculos para a liberdade.

A Enciclopédia
O objetivo de seus idealizadores era reunir todo o conhecimento humano em suas mais diversas áreas, sob uma perspectiva que fizesse uso da racionalidade e da ciência, em detrimento dos dogmas religiosos que fundamentavam o conhecimento desde a Idade Média.

Qual foi a importância da Enciclopédia para o Iluminismo? A ideia de disseminação do conhecimento, defendida pelos pensadores iluministas, foi expressa na criação da Enciclopédia.

O Iluminismo se iniciou como um movimento cultural europeu do século XVII e XVIII que buscava gerar mudanças políticas, econômicas e sociais na sociedade da época. Para isso, os iluministas acreditavam na disseminação do conhecimento, como forma de enaltecer a razão em detrimento do pensamento religioso.

Denis Diderot e Jean le Rond D'Alembert foram os criadores de uma verdadeira revolução iluminista: a Enciclopédia. Com a megalomaníaca intenção de condensar todos os saberes possíveis em uma única publicação, os autores pretenderam levar a cabo o projeto iluminista de disseminação do conhecimento.

substantivo feminino Livro ou conjunto de livros que contém fatos sobre vários assuntos, dando informações sobre todas as áreas do conhecimento ou sobre um âmbito específico; normalmente organizado em ordem alfabética ou por tema.

O conhecimento enciclopédico consiste no conhecimento do mundo que se encontra armazenado na memória de longo prazo, e o interacional recobre os conhecimentos funcional, comunicacional, metacognitivo e superestrutural, sendo o último o que garante a interação (as ações verbais) pela linguagem (Koch, 2003).

In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Wikimedia, 2020.

Conheça, a seguir, os cinco principais filósofos iluministas.

  • Thomas Hobbes (1588-1679) (Fonte: Shutterstock/German Vizulis/Reprodução) ...
  • John Locke (1632-1704) (Fonte: Shutterstock/iku4/Reprodução) ...
  • Montesquieu (1689-1755) ...
  • Voltaire (1694-1778) ...
  • Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)

Em junho de 1751, Diderot e d'Alembert apresentavam ao mundo o primeiro volume da Enciclopédia, ou Dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios.

O iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa, em meados do século XVIII, e teve grande influência na França. Os iluministas defendiam a predominância da razão sobre a fé e os misticismos. Faziam profundas críticas ao modelo de Estado absolutista e aos princípios econômicos do mercantilismo.

1751

Sob responsabilidade de Denis Diderot (1713-1784) e Jean Baptiste le Rond D'Alembert (1717-1783), foi lançado em Paris, no ano de 1751, o primeiro volume da Encyclopédie, ou Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers.

Biografias, análises de obras, informações sobre termos e conceitos empregados no universo da arte, histórico de grupos e movimentos artísticos são, entre outros, temas dos verbetes presentes na Enciclopédia.

Os quatro principais precursores do Iluminismo foram Descartes, Bacon, Locke e Newton. O primeiro, francês, René Descartes (1596-1650), foi considerado o pai do racionalismo moderno e sua principal obra foi o 'Discurso do Método'.

TEMA: ILUMINISMO
Combatiam o conhecimento baseado na autoridade e tradição. Os iluministas acreditavam que a razão conduziria os seres humanos ao progresso. Com o passar do tempo, a ignorância, fruto da irracionalidade, desapareceria e teríamos então uma humanidade esclarecida, isso os fazia otimistas.

Os iluministas teciam profundas críticas ao absolutismo, propondo que era necessário limitar o poder dos monarcas. Eles criticavam também a falta da liberdade nos governos absolutistas. Alguns dos grandes expoentes do pensamento iluminista foram Voltaire, Jean-Jacques Rousseau e Adam Smith.

A ambiciosa ideia de organizar todo conhecimento existente em uma coleção de livros é bem anterior à Encyclopédie. No século 5 a.C., o rei Assurbanípal, da Mesopotâmia, havia ordenado aos sábios de sua corte que escrevessem um livro-síntese sobre tudo o que se conhecia até então.

A Wikipédia é uma enciclopédia, e como tal se foca mais nas ações e contribuições do sujeito do artigo. Isso significa que muito detalhes genealógicos podem ser omitidos, para uma melhor fluidez no artigo. Artigos biográficos só devem ser criados para pessoas com algum tipo de notoriedade verificável.

Rousseau defendia a completa liberdade moral dos indivíduos, apenas limitada em alguns aspectos por poucas leis civis. Em sua filosofia, ele afirmava que o ser humano só seria feliz quando realizasse as suas vontades, sejam elas quais fossem.

Os verbetes de enciclopédia infantil são produzidos para crianças que buscam informações para uma pesquisa escolar, para divulgação de conhecimentos em feiras e exposições de conhecimentos ou para esclarecer curiosidades de um determinado tema.

O gênero textual verbete de enciclopédia é considerado um texto expositivo, com linguagem objetiva que reúne explicações, informações, dados, gráficos e imagens, sobre um tema específico.