Qual é o objetivo dos sistemas de irrigação?

Perguntado por: lzaganelli . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

A irrigação tem por objetivo suprir as necessidades de água das culturas, para que possam crescer, desenvolver-se e produzir adequadamente. Constitui-se em uma atividade imprescindível para qualquer tipo de exploração agrícola rentável, em quase todas as regiões da terra.

O que é sistema de Irrigação? A irrigação é uma técnica utilizada pelos agricultores para levar água às suas plantações. A água ajuda as plantas a crescer. Em regiões muito secas, a irrigação substitui a chuva.

Porém, para cada necessidade e forma de plantio, há um tipo de irrigação adequada:

  • Irrigação localizada. ...
  • Irrigação por aspersão. ...
  • Pivot central. ...
  • Fertirrigação. ...
  • Micro aspersão. ...
  • Irrigação de Superfície.

Assim, podemos definir o tipo de irrigação mais facilmente por solo: Em regiões com alta velocidade de infiltração, o melhor método é por aspersão; Em regiões intermediárias, a maioria dos sistemas atende a plantação; Em regiões de baixa velocidade, o melhor sistema é a irrigação localizada.

O manejo da irrigação consiste na determinação do momento, da quantidade e de como aplicar a água na plantação, levando em consideração outros aspectos do sistema produtivo como o controle fitossanitário, as condições meteorológicas, econômicas e as estratégias de condução da cultura.

A qualidade da água para irrigação é um dos principais fatores a serem considerados na elaboração de um projeto de irrigação. Independentemente da fonte de água que será utilizada, a irrigação cumprirá o importante papel de suprir, no solo, a demanda de água que será apresentada pelas plantas.

Em geral, há quatro principais métodos de irrigação: superfície, aspersão, localizada e subirrigação, embora o último seja menos utilizado em produções de larga escala no campo.
...
Vantagens:

  • Elevada taxa de infiltração no solo;
  • Pouca exigência de mão-de-obra;
  • Pouca quantidade de energia e água requeridas.

A Irrigação enquanto 'Molhação' trata-se de uma atividade que remonta 6.000 a.C., quando surgiu no Egito e Mesopotâmia (atual Irã/Iraque), mediante as águas dos Rios Nilo, Tigres e Eufrates. A água era derivada na época das enchentes para o campo, por 40 a 60 dias.

A modificação do meio ambiente, a salinização do solo, a contaminação dos recursos hídricos, o consumo exagerado de água, os problemas de saúde pública são consideradas as questões mais importantes a serem analisadas nos estudos referentes aos impactos ambientais.

1 – Irrigação localizada
Essa técnica é muito utilizada nos dias atuais, sendo muito aplicada na produção de frutíferas. Os dois sistemas básicos na irrigação localizada são a microaspersão e o gotejamento.

A irrigação realizada com bombas solares é uma alternativa sustentável de fornecer água à lavoura e tornar as regas mais eficientes.

No primeiro sistema, quando é possível controlar o nível do lençol freático, deixando-o próximo às raízes da planta. O segundo funciona como o gotejamento tradicional, porém sob o solo.

Fertirrigação
Basicamente, a fertirrigação consiste em uma técnica de aplicação simultânea de fertilizantes e água, através de um sistema de irrigação. É uma das maneiras mais econômicas e eficientes de aplicar fertilizante nas plantas. Pois, é aplicado menor quantidade do produto por vez e com maior frequência.

Irrigação (do termo latino irrigatione) é uma técnica utilizada na agricultura desenvolvida durante o império persa aquemênida que tem, por objetivo, o fornecimento controlado de água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo, assegurando a produtividade e a sobrevivência da plantação.

Continue lendo para conferir!

  1. 1 – Escolha o sistema de irrigação. O primeiro passo do seu projeto é escolher qual vai ser o tipo de irrigação utilizado para a sua cultura. ...
  2. 2 – Entenda sobre o manejo da irrigação. ...
  3. 3 – Mantenha a manutenção em dia. ...
  4. 4 – Planeje o investimento financeiro.

As principais limitações são: (1) - dependência de condições topográficas; (2) - requer sistematização do terreno; (3) - o dimensionamento envolve ensaios de campo (4) - o manejo das irrigações é mais complexo; (5) - requer freqüentes reavaliações de campo para assegurar bom desempenho; (6) - se mal planejado e mal ...

Aumenta o desenvolvimento de doenças, devido as folhagens úmidas; Elevados custos iniciais, de energia e de manutenção; Limitada pelo vento e pela declividade do terreno; Pode causar danos ao solo, devido ao escoamento de água nas proximidades.

O que é irrigação sustentável? A irrigação sustentável pode ser alcançada utilizando técnicas que reduzem o impacto no meio ambiente, garantindo um uso mais racional da água.

Componentes de um Sistema de Irrigação Localizada
Além dos emissores, também compõem um sistema de irrigação localizada: tubulações laterais, conexões, tubulações principais, de derivação e sucção, sistema de filtragem, compo- nentes de automação, sistema de fertirrigação e sistema de bombeamento.

Chamamos de Irrigação a técnica de complementar a água fornecida às plantas durante a falta de chuvas. Quando associamos essa técnica ao planejamento de colocar a água na quantidade, na forma e no tempo em que a planta realmente necessita, nós estamos aplicando a Agricultura Irrigada.

A irrigação provocou uma autêntica revolução na eficiência agrícola, aumentando não apenas a quantidade, mas também a qualidade dos produtos obtidos, permitindo ainda o cultivo de terrenos até aí não aproveitados, já que eram hidricamente pobres, conduzindo, deste modo, a uma enorme expansão humana.