Qual é o objetivo do teste Palográfico?
O teste palográfico no processo de recrutamento e seleção é uma avaliação da personalidade do profissional. O teste palográfico permite medir o nível de extroversão, foco e equilíbrio emocional da pessoa candidata.
Como se sair bem no teste palográfico?
No teste Palográfico não existem respostas certas ou erradas, serve apenas para avaliar se sua personalidade é de acordo com a vaga de emprego. Não se preocupe, pois o teste não é a principal ferramenta para aprovar alguém no processo seletivo. Caso necessite procure um profissional.
Qual o Público-alvo do teste palográfico?
Com relação ao público-alvo, o teste psicológico Palográfico é igualmente aplicável em crianças a partir de 8 anos, adolescentes e adultos, de forma individual ou coletiva.
O que elimina no Palográfico?
O teste palográfico é utilizado pelo Detran, sistema de retirada de porte de armas, além de recrutamento e seleção. A eficiência desse teste é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e é uma importante ferramenta na seleção e retenção de novos talentos.
Quantos traços devo fazer no teste palográfico?
Olá. O teste palográfico é um teste que avalia a parte quantitativa (quantos palos você fez e quanto muda essa produtividade ao longo do teste) e qualitativo (aspectos da personalidade avaliados através da forma que o teste é feito). Não existe uma quantidade mínima para aprovação.
Qual a lógica do teste palográfico?
O teste palográfico funciona da seguinte forma: Com o auxílio de uma caneta ou lápis e uma folha de papel, os participantes devem fazer diversos traços verticais e paralelos. E, com isso, os avaliadores podem observar o perfil comportamental a partir da quantidade de riscos produzidos em determinado tempo.
Qual a média do teste palográfico?
De 547 a 830: Média - Indica possuir produtividade mediana no trabalho. De 831 a 1059: Média Superior ou Alta - Denota possuir produtividade acima da média. A partir de 1060: Superior ou Muito Alta - Este índice revela produtividade acentuada no trabalho, indicando rendimento bastante acima da média.
Em quais contextos o teste palográfico é utilizado?
O Teste Palográfico avalia a personalidade através do comportamento expressivo. Geralmente, esse teste é mais utilizado em processos de seleção de pessoal, pois os "palos" que são os traços que o candidato faz no espaço designado para o mesmo pode indicar traços de agressividade, impulsividade, por exemplo.
Como é feita a aplicação do teste palográfico?
Como mencionamos, o teste palográfico é de simples aplicação, e funciona da seguinte forma: usando um lápis ou caneta, e uma folha de papel, os candidatos devem seguir as orientações do recrutador e desenhar diversos traços verticais e paralelos, os chamados palos, em sequência.
Qual a origem do teste palográfico?
O Teste Palográfico foi criado por Salvador Escala Milá, do Instituto Psicotécnico de Barcelona, na Espanha, e desenvolvido e divulgado no Brasil por Agostinho Minicucci. O teste consiste em realizar traços verticais de acordo com o modelo impresso na folha de aplicação original (padronizada).
O que significa NOR no teste palográfico?
No Palográfico a Produtividade é avaliada pelo numero de traços (palos) realizados durante o teste, expressando a quantidade de trabalho que a pessoa é capaz de fazer. O Ritmo é avaliado pelo Nível de Oscilação Rítmica (NOR), o qual é composto pela variabilidade do indivíduo ao longo dos cinco tempos do teste.
Qual o objetivo do teste de atenção concentrada?
O teste de Atenção Concentrada (AC) avalia a capacidade do indivíduo em focalizar, selecionar e manter a atenção em estímulos alvo, dentre vários estímulos disponíveis.
O que te faz reprovar no Psicotecnico?
Uma das principais causas de reprovação no teste psicotécnico é o nervosismo e a preocupação excessiva. Não se deixe ser dominado por esses fatores. O teste serve para apontar características de sua personalidade, não para ser executado perfeitamente.
Quem pode aplicar o teste palográfico?
Quem pode aplicar e avaliar? Como dito no tópico anterior, os testes psicológicos devem ser aplicados por profissionais formados e registrados no Conselho Federal de Psicologia (CFP). Somente esses psicólogos têm o conhecimento neurocientífico adequado para analisar os resultados do teste palográfico.