Qual é o objetivo do movimento feminista?

Perguntado por: aalencastro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Já o feminismo, conforme mencionamos, é o movimento social que luta contra as manifestações do machismo na sociedade. Assim, o objetivo final do feminismo é construir uma sociedade que ofereça igualdade de condições entre os dois gêneros.

Feminismo é um movimento social por direitos civis, protagonizado por mulheres, que desde sua origem reivindica a igualdade política, jurídica e social entre homens e mulheres. Sua atuação não é sexista, isto é, não busca impor algum tipo de superioridade feminina, mas a igualdade entre os sexos.

O movimento feminista busca, principalmente, a igualdade de direitos, oportunidades e tratamento entre homens e mulheres, além de lutar contra a inferioridade e opressão que as mulheres são submetidas na sociedade até os dias de hoje.

O acesso à educação formal; O direito ao voto e à elegibilidade para mulheres; A liberdade civil; Autonomia legal, como o direito à posse, direitos trabalhistas e direito ao divórcio.

igualdade de acesso à educação; igualdade salarial; fim da segregação sexual no trabalho; melhores condições no mercado de trabalho.

As grandes demandas do movimento feminista no Brasil do século XXI concentram-se, em geral, nas questões relacionadas ao combate da cultura do estupro e no combate ao assédio, à violência contra mulher, na criação de políticas públicas que garantam o bem-estar e a igualdade de condição das mulheres e no combate à ...

Geralmente, considera-se como marco da historiografia feminista a luta organizada das mulheres por igualdade de direitos e deveres durante a Revolução Francesa. O primeiro documento a mencionar a igualdade jurídica entre mulheres e homens foi a “Declaração dos Direitos das Mulheres”, publicada em 29 de outubro de 1771.

Resumo: O feminismo como movimento social, busca igualdade, liberdade, direitos e oportunidades para as mulheres, rompendo papéis sociais construídos e padrões postos, ao longo da história, pela existência do patriarcado, sexismo e capitalismo nas suas vidas.

Feminismo é um conjunto de movimentos políticos, sociais, ideologias e filosofias que têm como objetivo comum: direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino, dos direitos das mulheres e da libertação de padrões patriarcais, baseados em normas de gênero.

Vem conhecer!

  • Primeira onda – cidadania.
  • Segunda onda – sexualidade.
  • Terceira onda – interseccionalidade.
  • Quarta onda – ativismo digital.

Movimento de luta e resistência pelos direitos das mulheres, liberdade e igualdade, aborda questões importantes como a objetificação da mulher, o feminicídio, o patriarcado, o micromachismo, o androcentrismo, a amamentação em público, as mulheres e o capitalismo, a na mulher na propaganda, as mães no mercado de ...

As lutas feministas estimularam reivindicações por direitos sociais igualitários para as mulheres e também para as populações negra, indígena, migrante, LGBTQIA+ e de outros grupos sociais marginalizados.

Como o feminismo afeta a sociedade? Resumo. As consequências do movimento feminista conseguiram mudar diversas sociedades e grande parte das suas estruturas políticas. É possível estabelecer relações de causa e consequência entre a mudança do papel social da mulher e o avanço de pautas feministas.

Mary Wollstonecraft

Mary Wollstonecraft (1759-1797), é geralmente considerada – por boas razões – a fundadora do feminismo. Seu pensamento marca a primeira elaboração sistemática de um entendimento das raízes da opressão sofrida pelas mulheres.