Qual é o objetivo do grafismo?

Perguntado por: nlima . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

O grafismo é a maneira de representar sentimentos, pensamentos e informações de cada povo (cultura, religião, tradição…) por meio da arte. Essa arte prioriza linhas, formas, cores e diversas outras técnicas bem detalhadas.

Resumo: O grafismo infantil é a primeira forma de escrita representada pela criança antes mesmo de ser alfabetizada, é mediante os desenhos que são representados os sentimentos, desejos, a imaginação e fatos vivenciados em sua vida.

O grafismo é um tipo de arte visual que surgiu da cultura indígena e, hoje, é presente em diversas manifestações artísticas — quadros, tatuagens e até mesmo na decoração de uma residência. No grafismo, as linhas seguem um equilíbrio e ritmo constante, formando desenhos que identificam determinados povos indígenas.

De acordo com o autor, o grafismo infantil é dividido em 3 estágios: 1) Estágio das garatujas; 2) Estágio Pré-esquemático; e 3) Estágio Esquemático.

Lowenfeld, outro teórico em que Piaget e Inhelder se basearam, em seus estudos também divide o desenvolvimento do grafismo em quatro fases, a saber: Garatujas, Pré-Esquemático, Esquemático e Realismo (MOGNOL; SILVA; PILLOTTO, 2004).

O grafismo indígena é uma forma de identificação interna dentro da sua sociedade, além de identificação étnica quando comparada às outras tribos. Algumas características deste tipo de arte são a simetria, formas simples e relacionadas à natureza, sendo, normalmente, feitas por mulheres.

Grafismo é a arte em que são mais relevantes as formas, as cores e detalhes do que a figura ou representação. Pode ser também uma forma mais sucinta de representar um objeto ou composição de objetos, contanto que os impactos de cor e forma façam sentido com a proposta do artista.

Tipos de Grafismos
Confira os tipos de linhas usadas no Grafismo: A técnica do Grafismo se divide em linhas convergentes, divergentes, paralelas e perpendiculares. As linhas convergentes dirigem a um só ponto, as divergentes partem de um ponto e se direcionam a vários outros espaços.

O grafismo é uma forma de expressão visual que tem desempenhado um papel significativo nas artes e no design. É uma linguagem gráfica que utiliza elementos como formas, linhas, cores e texturas para criar composições esteticamente atraentes e comunicativas.

Proponha um piquenique às famílias dos bebês. Organize uma roda de conversa e conte a elas sobre a proposta de manipulação e marcação gráfica em argila. Traga para a roda o que foi possível observar em cada exploração, de acordo com a individualidade de cada bebê e com a especificidade de cada grupo etário de bebês.

Os grafismos servem para reforçar visualmente o conteúdo da marca. Eles podem ser formados por ilustrações, patterns, texturas e colagens, dependendo das necessidades de aplicação.

Os riscos e rabiscos que a criança faz no papel, durante as atividades do Ensino Infantil, podem servir como um mapa para que professores acompanhem o desenvolvimento do aluno.

Comece pelo básico
Por isso, comece pelos princípios básicos do desenho, treinando formas geométricas e técnicas de luz e sombra, hachuras, reparando em aspectos como perspectiva, proporção, cores etc. Dominar o básico é fundamental para quem quer aprender sozinho e aperfeiçoar suas habilidades de desenho.

Segundo Lowenfeld o desenho infantil passa pelos seguintes estágios: estágio das garatujas, que é divido em três fases: Garatuja desordenada, Garatuja ordenada e Garatuja nomeada, Estágio Pré-esquemático e Estágio Esquemático.

Para Piaget, a imagem não vem da percepção porque a criança desenha o que sabe. Em suas palavras: a criança desenha mais o que sabe do que realmente consegue ver. Ao desenhar ela elabora conceitualmente objetos e eventos.