Qual é o objetivo do gerúndio?

Perguntado por: isales . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. A origem o vocábulo vem do latim “gerundium”. O objetivo do gerúndio na língua escrita é justamente dar ao verbo a ideia de continuidade temporal.

Além de ser um desconforto sonoro, a utilização exagerada do gerundismo empobrece o vocabulário e torna a linguagem desmotivadora. Primeiramente, vamos entender o que é o gerúndio. É uma forma verbal que indica uma ação que não está completa, mas sim, em andamento.

Gerúndio. O gerúndio caracteriza-se pela terminação -ndo. Ele não se flexiona e pode exercer o papel de advérbio e de adjetivo.

O "gerund" deve ser utilizado sempre que um verbo for antecedido por uma preposição. Isso também se aplica a algumas expressões que terminam com preposição, como "in spite of" e "there's no point in".

Gerúndio

  • O gerúndio, assim como o particípio e o infinitivo, não faz parte de nenhum tempo ou modo verbal. ...
  • Simples: indica uma ação que ainda está em andamento. ...
  • Composto: indica uma ação já concluída antes da ação da oração principal e é formado pelos verbos auxiliares TENDO e HAVENDO + particípio do verbo principal.

O certo é: O verbo deve ser expresso com o infinitivo ou simplesmente no futuro, conforme as formas a seguir: ''_eu vou ligar..., ou, mandarei..., ou, eu farei... ''.

Afinal, é possível utilizá-lo no exame? Muitos estudantes acreditam que o gerúndio na escrita é incorreto, contudo, ele é uma das três formas nominais do verbo. O que acontece é que muitos candidatos utilizam esse artifício de forma equivocada e desnecessária na redação, o que leva à redução da nota.

Gerundismo: vício de linguagem que consiste na construção de locução verbal exagerada, com excesso de verbos e um deles no gerúndio, na tentativa de reforçar a ideia de continuidade de uma ação no futuro: “Vou estar fazendo a lição de casa após o almoço”.

“Vou estar fazendo” é o jeito informal de dizer “estarei fazendo”. Ambos são igualmente corretos, estruturas perfeitas (e canônicas) da língua portuguesa. Nesse caso, a pessoa deixou claro que no horário mencionado a ação de fazer prova estará em curso, portanto o uso do gerúndio está impecável!

O gerundismo é um vício de linguagem, ou seja, um desvio gramatical e, por isso, deve ser evitado. Repare nos exemplos abaixo que o gerundismo faz uso de três formas verbais. Exemplos: Vou estar ligando para você no fim de semana.

Sendo usado antes da oração principal, o gerúndio indica uma ação que se iniciou antes da ação principal: Entrando em casa, reparei que tinha sido assaltada. Fazendo de conta que não era com ele, saiu da sala de mansinho.

A presença maciça da construção num dos setores que mais emprega no Brasil contribuiu fortemente para a disseminação do gerundismo, que hoje se encontra nos diversos níveis sociais e até mesmo em falas do então Ministro da Saúde, José Serra, que pronunciou numa entrevista: ..."outra vacina que vamos estar aplicando ...

O particípio é a forma nominal que expressará o resultado do fato verbal, ou seja, indicará uma ação já realizada, finalizada.

Pode-se usar o gerúndio em diferentes situações na língua inglesa. As três principais são atuar como um substantivo, um sujeito, complemento ou predicado de uma oração ou mesmo complementar outros verbos.

Uma das formas nominais do verbo, o gerúndio deve ser empregado em situações específicas: nas orações adverbiais, indicando circunstâncias como tempo, causa, modo, entre outras.

O QUE É O GERÚNDIO? O gerúndio no inglês é caracterizado pelo acréscimo de -ing ao verbo: speaking, walking, doing, making, studying, running, etc. Há algumas regras ortográficas que devem ser observadas ao acrescentar -ing aos verbos.

É correto usar o gerúndio quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre no momento de outra no futuro. Logo, podemos dizer: “Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.”

Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos.

Ele pode ser colocado antes da oração principal, após ou ao lado do verbo principal. Fato é que o gerúndio é usado corretamente quando expressa ações que estão acontecendo. Logo, o que influencia é a intenção de comunicação que se pretende ao fazer o seu uso.

Os verbos no gerúndio dão ideia de continuidade, ou seja, de ações que acontecem no momento em que delas se fala. No texto de Lobato, o gerúndio (vale lembrar que a desinência -ndo foi aplicada a neologismos) contribui para a ideia de movimento, de dinamicidade do cenário.

- Gerúndio – equivale ao valor de um adjetivo ou de um advérbio; - Particípio – equivale ao valor de um adjetivo. No entanto, o emprego dessas formas depende sempre do contexto em que se inserem e, por isso, é importante saber o que diferencia seus usos.