Qual é o objetivo de uma resenha crítica?

Perguntado por: imoraes3 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

A resenha crítica é um texto de caráter opinativo em que o autor descreve e analisa uma produção social (por exemplo, uma obra artística ou acadêmica), a fim de influenciar os seus leitores recomendando a obra pelas suas boas qualidades ou a rejeitando pelos seus excessos e defeitos.

Resposta: resenha crítica ,como o nome diz ,traz uma crítica , ou seja ,uma opinião de forma positiva ou negativa de uma obra ou assunto, com a explicação da justificativa, cheguei a essa conclusão, por já conhecer esse tipo de gênero textual .

A principal característica deste gênero de resenha é o uso do tom crítico, ou seja, a capacidade de interpretar os pontos mais importantes do tema e opinar a respeito, tendo como base textos e informações de outras fontes que possam complementar o argumento apresentado.

A resenha crítica é um texto de natureza argumentativa. Em média, deve ter 4 páginas. Na introdução,. deve-se deixar claro as informações bibliográficas do texto e contextualizar o assunto sobre o qual se fala. No desenvolvimento, deve-se apontar as ideias e argumentos principais da obra.

O objetivo da resenha é despertar a atenção do leitor para o livro em questão, situando-o quanto à importância de tal obra editorial na área a que se destina, como educação, literatura, filosofia ou psicologia. As resenhas são, portanto, um convite à leitura mas não substituem a leitura das obras originais.

Tipos de resenha

  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Objetividade;
  • Imparcialidade;
  • Impessoalidade;
  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Cientificidade.

A diferença entre resumo e resenha está basicamente na quantidade de informações apresentadas sobre a obra. Enquanto um resumo contém apenas a reunião dos fatos centrais de uma criação, uma resenha apresenta, além desse mesmo compilado, informações adicionais sobre a peça, como análises sobre seu contexto e objetivos.

A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações.

Qual a estrutura de uma resenha? Descreve as propriedades da obra (descrição física); • Relata as credenciais do autor; • Resume a obra; • Apresenta suas conclusões e metodologia empregada; • Quadro de referencias que o autor utilizou; • Avaliação da obra; • A quem a obra se destina (dissertação).

Já sabemos que uma resenha crítica nada mais é do que um texto no qual resumimos e emitimos uma opinião com relação a uma produção artística ou científica.

Descrição da obra analisada; Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.

Pode-se falar em pelo menos três tipos de resenhas:

  • resenha descritiva;
  • resenha crítica;
  • resenha científica.

Para anunciar o autor, vocês podem usar, quando conveniente e adequado, as seguintes expressões: “o autor”, “o organizador”, “o coordenador”, “o editor”, “o compendiador”, “o diretor”, “ele”, “o pesquisador”, “o acadêmico”, “o professor”, “o especialista”.

O primeiro passo para iniciar uma resenha é ler profundamente a obra, depois contextualize a obra a ser resenhada no texto, fazendo com que o leitor conheça um pouco mais sobre a obra que será analisada. Após o escritor irá explanar seu ponto de vista no texto.

O início deve trazer o tema da dissertação, explicando ele e fazendo uma relação com algum contexto específico que será desenvolvido ao longo do texto. Aqui é onde o contexto e as informações sobre a temática principal são trazidas, sendo explicadas de maneira direta e concisa.