Qual é o objetivo de uma competição de natação?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

O objetivo principal da natação é se deslocar na água a partir de movimentos feitos com os braços e as pernas. Por isso é um esporte que envolve a musculatura de todo o corpo, sendo um dos exercícios mais completos.

A natação é uma prática corporal realizada na água por meio de quatro estilos de nado: crawl, peito, costas e borboleta. A natação pode ser praticada enquanto esporte ou atividade recreativa. A natação é a prática de deslocamento na água por meio de movimentos corporais, principalmente com o uso dos braços e pernas.

Ver também

  • Natação nos Jogos Olímpicos.
  • Campeonato Mundial de Natação.
  • Campeonato Mundial de Natação em Piscina Curta.
  • Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos.

Agora vamos ao o que interessa: 5 regras da natação

  • 1 – Trajes dos nadadores.
  • 2 – Provas.
  • 3 – Saída do bloco de partida.
  • 4 – 'Golfinhada'
  • 5 – Sal na Piscina (Isso mesmo!)

Como se preparar para uma competição de natação

  1. Tenha uma alimentação adequada. A alimentação reflete diretamente no resultado do atleta. ...
  2. Treine corretamente. ...
  3. Preparo psicológico. ...
  4. Se inspire em grandes nomes da natação. ...
  5. Mantenha o foco na competição. ...
  6. Prepara-se para sua competição de natação na 4Fit.

É considerada um dos exercícios mais completos por movimentar grande parte dos músculos e articulações do corpo. Oferece vários benefícios como: liberação de tensões, resistência muscular, diminuição do estresse, do colesterol e da pressão arterial, melhora a circulação sanguínea.

Além de condicionamento físico e fortalecimento cardiorrespiratório, a natação alivia o estresse, auxilia na perda de peso e promove saúde física e mental. Considerada uma das atividades físicas mais completas que existe, a natação é indicada para todas as pessoas, independente da idade.

Não se sabe ao certo quando surgiu a natação, mas os registros históricos mostram pinturas rupestres sobre natação datadas há cerca de 7 mil anos. Há também referências escritas sobre a prática de 2 mil a.C. Agora, de fato, a natação como competição começou na Europa, por volta de 1.800.

A natação é uma atividade física baseada na capacidade humana de se locomover na água (nadar). Há relatos e indícios da prática do nado há milhares de anos. Como esporte, a natação aparece em competições desde meados do século XIX.

A natação como esporte se baseia na propulsão do corpo através da água por movimentos combinados dos braços e pernas e da flutuação natural proporcionada pelo meio.

Observando a Figura 12, média do tempo total na prova dos 50m nado Crawl masculino até 12 anos, a média de todas as tentativas corresponde ao tempo de 44”28 (± 2,85). Observou-se uma pequena diminuição no tempo total das provas durante essas 18 etapas desse evento de 41”36 segundos para 40”22 segundos.

Conheça os quatro estilos da natação: crawl, costas, borboleta e peito.

As provas podem ser individuais e de revezamento. Nas provas individuais, o atleta pode disputar em diferentes estilos (costas, peito, borboleta, livre e medley) e em percursos de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m. A prova de 800m é exclusivamente feminina, e na de 1.500m apenas os homens competem.

Alguma parte do nadador tem que tocar a parede ao completar cada volta e no final. Não é permitido tomar impulso no fundo da piscina. Alguma parte do corpo do nadador tem que quebrar a superfície da água durante a prova, exceto durante a volta e nos primeiros 15 metros após a partida e cada volta.

A natação Paralímpica está aberta para a participação de atletas com deficiência físico-motora, deficiência visual e deficiência intelectual. As provas são divididas em classes de acordo com o tipo de deficiência e comprometimento funcional ou visual.