Qual é o objetivo de um texto instrucional?

Perguntado por: ogil6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Pois bem, tal modalidade está relacionada à grande diversidade de gêneros textuais com os quais compartilhamos cotidianamente, os chamados textos instrucionais. Quanto à finalidade presente no discurso, eles têm por objetivo instruir o leitor acerca de um determinado procedimento.

O texto instrucional é um gênero textual que tem como principal característica a informação. Este texto instrui o leitor a fazer algo, é responsável por auxiliar na realização de ações, tanto como uma maneira certa de fazer algo, quanto para montar um móvel, fazer uma receita, construir um brinquedo e etc.

O texto é uma manifestação escrita acerca das ideias de um autor (emissor ou locutor). Eles têm a função de transmitirem mensagens. Do grego, a palavra “texto” significa “tecido”. Assim, se pensarmos em sua dimensão etimológica, as palavras seriam os fios e o texto seria o tecido completo e organizado.

O texto instrucional apresenta duas partes distintas: uma contém a lista dos elementos a serem utilizados; a outra desenvolve as instruções (modo de fazer), como, por exemplo, receitas de culinária.

O texto de instrução de montagem está dividido em três partes: título, materiais necessários e de modo de fazer.

A linguagem do texto instrucional é objetiva e clara, assemelhando-se aos textos informativos de um modo geral. Verbos no imperativo: o imperativo é o tempo verbal usado para expressar uma ordem, um pedido ou uma recomendação. Desta forma, o texto consegue induzir o leitor a fazer algo.

Explicar para a turma que esse gênero textual tem características bem específicas:

  1. Frases curtas elencadas por meio de letras ou números;
  2. Pode se apresentar somente por números e desenhos;
  3. O verbo está no infinitivo ou imperativo;
  4. Sequência de ações que demandam recomendações para cada passo ser realizado.

As frases dos textos instrucionais precisam ser objetivas e claras pois orientarão o leitor em suas ações. Geralmente são organizadas em tópicos ou enumeradas e indicam uma série de passos a serem seguidos.

Chamamos de tema o assunto a ser abordado: ele dará as diretrizes do texto ao expor a ideia que deverá ser defendida ao longo de uma dissertação.

HABILIDADE: (EF15LP01) IDENTIFICAR A FUNÇÃO SOCIAL DE TEXTOS QUE CIRCULAM EM CAMPOS DA VIDA SOCIAL DOS QUAIS PARTICIPA COTIDIANAMENTE E NAS MÍDIAS IMPRESSAS, DE MASSA E DIGITAL, RECONHECENDO PARA QUE FORAM PRODUZIDOS, ONDE CIRCULAM ,QUEM OS PRODUZIU E A QUEM SE DESTINAM.

A habilidade EF15LP02 consiste em: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem ...

Seus elementos principais são código/linguagem, contexto, produtor, leitor/ouvinte e função. Há cinco tipos textuais: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Dentro desses tipos, há diversos gêneros, que se referem às práticas textuais. O texto pode ser verbal ou não verbal.

Ajuda a desenvolver a consistência e a disciplina, criando uma rotina de escrita; Auxilia a refletir, o que pode promover a melhora do humor, a redução dos níveis de estresse e o alívio de sintomas depressivos; Ajuda a focar no momento presente, diminuindo a ansiedade.

substantivo feminino Propósito em relação ao que se quer desenvolver: objetivo: a finalidade desta palestra será discutir a importância da amamentação. Aquilo que se pretende alcançar, obter; propósito, fim.

Fazendo parte desta modalidade estão: regras de jogos, folhetos explicativos, instruções de provas, receitas culinárias, guias de cidades, entre outros.